Abandono do casarão onde funcionou o Café de Berlim prejudica museu vizinho

Estrutura está entre o Museu de Hábitos e Costumes e a Câmara de Vereadores de Blumenau

Um casarão antigo, tombando pelo governo de Santa Catarina desde 2000, localizado no início da XV de Novembro, está colocando em risco a estrutura de um dos principais museus da cidade. A estrutura, com fachada em azul, é propriedade privada e está abandonada. Nos anos 1980, o prédio abrigou o Café de Berlim.

O problema foi assunto de reunião, na manhã desta quinta-feira, 20, do prefeito Mario Hildebrandt com representantes da Procuradoria do Município, Fundação Cultural e secretarias de Desenvolvimento Urbano e Defesa do Cidadão. Uma vistoria será feita para elaborar um laudo sobre os prejuízos já causados por conta do mau estado de conservação.

“É uma preocupação antiga, desde minha época como Presidente da Câmara de Vereadores, mas por ser de propriedade privada não está ao nosso alcance resolver. O laudo servirá como documento oficial, para que possamos seguir com os trâmites legais e buscar a solução do problema”, afirmou Hildebrandt.

Segundo a prefeitura, uma reforma vem sendo solicitada desde 2016, sem nada ter sido feito. Além de pichado e visivelmente degradado pela ação do tempo, o imóvel apresenta problemas no telhado e na estrutura.

“Nosso telhado está muito perto do telhado deles, a estrutura também é em madeira. Isso nos preocupa. Se a perícia determinar que é preciso interditar, nós vamos tirar os objetos dali. O que é lamentável”, diz o presidente da Fundação, Rodrigo Ramos.

Como ele é vizinho de parede, o Museu de Hábitos e Costumes vem sofrendo com infiltrações. As imagens abaixo são do ano de 2015. Segundo a Fundação Cultural de Blumenau, o problema se agravou desde então.

Batalha judicial

O casarão está envolto em uma batalha judicial. A empresa proprietária, a TJPM Factoring e Participações Ltda, tenta reverter o tombamento do imóvel como patrimônio histórico estadual. Desde 2008, outra ação, esta impetrada pelo Ministério Público, busca obrigar os proprietários a recuperar o casarão.

Enquanto o caso não se decide nos tribunais, a situação se deteriora e ameaça os prédios vizinhos. Depois de feito um lado sobre as condições dos prédios, a prefeitura de Blumenau vai estudar se adotar também alguma medida judicial para tentar acelerar uma solução para o caso.

Mais notícias de Blumenau e região

Polícia Militar prende jovem por ameaçar expor fotos íntimas de namorada

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo