Divulgação

As inscrições Enade 2019 estão abertas para os estudantes dos cursos de graduação que serão avaliados nesse ano. O cadastro deve ser feito pelos coordenadores de curso das instituições de nível superior através do Sistema Enade. Estudantes ingressantes e concluintes poderão ser inscritos até o dia 11 de agosto, quando se encerra o prazo estabelecido pelo Inep.

A participação dos ingressantes no exame é dispensada, apesar da obrigatoriedade da inscrição. Já os estudantes concluintes ficam convocados a realizarem a prova, marcada para 24 de novembro, e preencher o Questionário do Estudante.

O Enade é obrigatório?

O Enade é considerado um componente curricular obrigatório. Ou seja, é um pré-requisito para conclusão do curso, colação de grau e obtenção do diploma. Além disso, o histórico escolar apresenta a regularidade do aluno com o Enade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atesta a regularidade do estudante por meio de relatório, mas a responsabilidade pela verificação e emissão de documentos de conclusão dos cursos de graduação, colação de grau e diploma é das instituições.

Cadastro dos estudantes concluintes

Os estudantes concluintes devem estar atentos a essa fase do Enade. Há algumas exigências que devem ser cumpridas no Sistema Enade. De acordo com o Inep, o primeiro passo obrigatório é o preenchimento de um cadastro com informações de contato. O prazo para essa etapa é até 21 de novembro.

Posteriormente, será necessário realizar outras ações no sistema dentro dos prazos estabelecidos no edital do Enade 2019. Para efetuar esses procedimentos, o estudante deverá acessar o sistema e clicar na opção “Primeiro Acesso” para criar seu login e senha. Esse cadastro só poderá ser efetuado após a instituição concluir a inscrição do aluno.