Acidentes de trânsito ocupam bombeiros de Blumenau 13 vezes mais do que incêndios

Batalhão do Corpo de Bombeiros atende, em média, 12 ocorrências de trânsito por dia

Acidentes de trânsito ocupam bombeiros de Blumenau 13 vezes mais do que incêndios

Batalhão do Corpo de Bombeiros atende, em média, 12 ocorrências de trânsito por dia

Bianca Bertoli

Os bombeiros de Blumenau atenderam, em média, a 12 acidentes de trânsito por dia no ano passado. As 4.447 ocorrências nas ruas e rodovias que passam pela cidade em 2017 fazem do trânsito, de longe, a principal demanda do Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Em segundo lugar estão os atendimentos pré-hospitalares, com 1.575 casos. São praticamente três acidentes para cada caso clínico.

Os incêndios, que historicamente motivaram a criação do Corpo de Bombeiros, geraram 338 atendimentos em 2017, ficando em sexto lugar. Ou seja, para cada incêndio combatido em Blumenau ocorrem 13 acidentes de trânsito com vítimas, que exigem o auxílio de socorristas.

“Quase 70% dos acidentes envolvem motociclistas”, destaca o tenente Renan Cesar, que participou, ao lado de outros integrantes do batalhão, de uma reunião com a imprensa na manhã desta terça-feira, 8.

Helicóptero Arcanjo

Em 2017, o helicóptero Arcanjo, em que operam o Corpo de Bombeiros e o Samu, fez 516 atendimentos. Por semana são cerca de 10 “voos pela vida”, como diz a própria equipe de salvamento.

Além de acidentes de trânsito, quedas a aeronave atuou no transporte de pacientes em estado grave, auxílio a transplantes e resgate de pessoas em locais de difícil acesso.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio