Agir confirma mudanças em mais duas linhas do transporte coletivo de Blumenau

Reunião entre Agir, Seterb e BluMob decidiu por novos testes nos bairros Tribess e Fidélis

Agir confirma mudanças em mais duas linhas do transporte coletivo de Blumenau

Reunião entre Agir, Seterb e BluMob decidiu por novos testes nos bairros Tribess e Fidélis

Bianca Bertoli

Uma reunião na manhã desta terça-feira, 20, na Agência Reguladora Intermunicipal (Agir), definiu quais serão as primeiras linhas do transporte coletivo a receber as alterações nos trajetos. A ideia é iniciar os testes das mudanças nos itinerários da 603 – Tribess e 101 – Fidélis.

Para isso, cerca de 250 informativos com os novos trajetos e horários serão distribuídos nos terminais da Fortaleza e do Aterro a partir da próxima semana, planeja a comissão. Representantes da Agir, Seterb e BluMob, que estavam na reunião da manhã desta terça, pretendem tirar as dúvidas dos usuários nos terminais enquanto a divulgação é feita.

Depois de dez dias de divulgação, as mudanças começam a funcionar em fase de teste, explica o gerente da Agir, Daniel Antonio Narzetti:

“Esse divulgação tem que durar pelo menos dez dias para os usuários não serem pegos de surpresa. A comissão classifica as alterações como de alto impacto e baixo impacto. A 603 e a 101 não têm tanto impacto. Depois de feita a divulgação dessas linhas, a gente passa para a segunda divulgação, que aí incorpora quatro linhas e que é um pouco mais complicado, então teremos que ter uma atenção maior”.

Como será
– 603 – Tribess: ao invés do ônibus ir ao ponto final e retornar, todos os horários se tornariam circulares, tal como já ocorre em alguns momentos do dia, quando o coletivo passa pelo Loteamento Morada do Sol.

– 101 – Fidélis: O percurso será reduzido, passando por menos ruas.

Próximas linhas 
Depois da divulgação nos dois terminais, a comissão seguirá para o terminal da Proeb. Apesar de ainda não haver uma data para essa segunda etapa, já se sabe quais serão as próximas linhas a sofrer alterações, conforme exposto na audiência pública do dia 15:

– 706 – 25 de Agosto: deixaria de existir e seria absorvida por mais horários nas linhas 602 – Fritz Koegler e 300 – Interbairros.

– 708 – Coripós e 904 – Lúcio Esteves: poderiam virar uma única linha circular, a exemplo do que ocorreu com a Santa Maria-Progresso

Resultado da audiência pública

Durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores, semana passada, surgiram críticas à composição da comissão, formada por uma resolução em dezembro de 2017, conforme noticiou O Município Blumenau com exclusividade. Fazem parte dela apenas a Câmara, a Agir, o Seterb, a BluMob e a prefeitura.

“A comissão já está formada. Todas as instituições têm representatividade. Como a gente vai fazer indicações de mudanças, posteriormente vai ter uma audiência pública para divulgar essas ações da comissão”, disse o gerente da Agir, Daniel Narzetti.

Quando encerradas as reuniões da comissão, algo que deve ocorrer em março (ou junho, caso a Agir opte por prorrogar os trabalhos por 90 dias), os representantes cogitam indicar a criação de uma comissão municipal dos usuários do transporte coletivo.

“Para que aí, sim, via uma instituição, se tenha uma representatividade dos usuários. Caso haja uma nova situação como essa [comissão especial do transporte coletivo] que ocorreu, teria dois representantes dessa comissão municipal, que foi até uma ideia sugerida na audiência pública”, declarou o gerente da Agir.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio