AlertaBlu explica falta de chuva em Blumenau nesta semana

Fenômeno é responsável pelo calor intenso dos últimos dias

A cidade de Blumenau tem enfrentado uma semana atípica: o calor continua aumentando, mas não chove na região. De acordo com o AlertaBlu, é a falta dessas trovoadas típicas de verão que está fazendo a população sofrer tanto.

A meteorologista Taciana Weber explica que oscilações de grande escala que acontecem na Antártida modificaram o escoamento atmosférico, o que faz com que as frentes frias não cheguem a Santa Catarina.

“Nossos sistemas de chuva vêm da Argentina, Uruguai ou Rio Grande do Sul. Essas oscilações estão influenciando aqui e modificando o deslocamento desses sistemas, que estão parando no sul ou avançando pelo oceano. Eles não chegam ao norte do continente, como aqui e no Paraná”, esclarece.

Como não chove, a temperatura continua subindo. Por isso estamos enfrentando tantos dias consecutivos de calor intenso. As ondas de calor não são aliviadas pelas trovoadas, então persistem.

“Passamos a semana toda ‘escapando’ da chuva, por isso a temperatura se elevou tanto. Normalmente a temperatura sobe até as 15h, mas chegamos a ter máximas registradas às 17h”, relata Taciana.

Outro problema é que, por a temperatura cair muito lentamente, as noites são mais quentes. Portanto, nem mesmo durante a madrugada o clima refresca. Isso faz com que o dia já comece mais quente e a temperatura varie pouco.

Previsão

Blumenau tem condição para pancadas de chuva mal distribuídas e isoladas nesta quinta-feira, 31. Porém, o calor deve persistir até o domingo. Até lá, a máxima continua na casa dos 40 °C. No sábado também deve chover, com a possibilidade de um novo temporal.

Apesar de um domingo nublado, a semana que vem deve ser de muito sol. Entretanto, Taciana acredita que o calor não deve ser tão forte. A máxima deve ficar próxima dos 32 °C.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo