Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Alimentação vegetariana engorda? Nutricionista explica

Você pode pensar que sim, afinal de contas a quantidade de carboidratos da dieta aumenta. Infelizmente, muitas pessoas passam por esse aumento de peso no início da transição alimentar. Mas estou aqui pra te garantir que essa não é a regra. Tendo uma alimentação balanceada já de início e com acompanhamento nutricional você não vai alterar em nada o seu peso. A não ser que queira.

A situação mais frequente e possível causadora desse aumento de peso é, na realidade, uma má alimentação. Vegetarianismo em si não significa ser saudável. Assim como qualquer outro padrão alimentar, é necessário ter cuidado e atenção com as escolhas que faz.

Substituir a carne por muitos queijos gordurosos (por achar que são boas fontes de proteína), consumir diariamente grandes quantidades de pão (por ser prático) e substitutos vegetais para carne desses congelados de mercado, é o que acaba atrapalhando a alimentação da maioria das pessoas e fazendo aumentar o peso. Vamos ponto por ponto então.

A melhor forma de substituir a proteína de origem animal é utilizar as maravilhosas leguminosas. Ou seja, o grupo dos feijões – lentilha, grão de bico, ervilha, soja, entre outros. Engraçado que algumas pessoas acham que comer arroz e feijão engorda, quando na verdade é a mistura perfeita e base de uma alimentação saudável. Utilizado inclusive em emagrecimentos.

Quem é vegetariano vai saber do que eu estou falando. Esse grupo nos proporciona além obvio dos nutrientes (que são muitos) infinitas possibilidades de preparações, não pense que tudo fica com gosto de feijão não. Hambúrgueres, bolinhos, massas, molhos, caldos e o que mais você imaginar.

Mas nutri, e a quantidade de carboidratos? Esse é outro erro comum, pensar que muito carboidrato engorda. E vamos deixar claro, não existe nenhum grupo alimentar, alimento ou nutriente que sozinho tenha o poder de engordar ou emagrecer uma pessoa, tudo depende do contexto da sua alimentação. Se você está comendo além do necessário, vai engordar independente se estiver em uma dieta rica em carboidratos ou em proteínas ou gorduras. É o contexto que importa.

Outro erro comum que já comentei anteriormente é substituir a proteína da carne por queijo e derivados de leite. Porém, esses alimentos são muito calóricos, e fica bem fácil extrapolar a quantidade diária destes. Além de serem ricos em gorduras saturadas, que já sabemos não fazer muito bem à saúde quando estão em excesso na alimentação. A melhor forma realmente de ter suas necessidades de proteína alcançadas são com as leguminosas, além de castanhas, sementes e cereais.

Vamos revisar então, não é a alimentação vegetariana que engorda ou emagrece, e sim a qualidade da sua alimentação. Ter carne ou não é apenas um detalhe, preste bastante atenção no restante do contexto alimentar. Além de claro, dormir bem e praticar exercícios físicos.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo