Guilherme Luiz de Souza, mais conhecido pelo seu nome artístico Guiga de Souza, vem construindo um caminho inspirador na arte dos movimentos do corpo. Guiga é especializado em academias como Broadway Dance Center, Peridance e Steps on Broadway, em Nova Iorque.

Ele também buscou conhecimento em escolas renomadas de Los Angeles como Debbie Reynolds Dance Studio, Millenium Dance Complex, Movement Lifestyle Dance Studio, IDA – International Dance Academy e Edge PAC.

Desde novo sempre acompanhou suas amigas como espectador nas aulas da Escola Barão do Rio Branco. Sua autoestima sempre o levava a postergar suas vontades. Em 2005, surgiu a primeira turma na escola Barão com a professora Bruna George, especializada em danças urbanas, mas ainda faltava muita coragem para dar o start dessa trajetória.

Somente após um ano, incentivado por um amigo, começou sua primeira aula em Blumenau. Iniciou com as danças urbanas, expandindo seus conhecimentos para outros estilos como sapateado e dança de salão.

Sua família, principalmente seu pai, que é empresário no ramo imobiliário em Blumenau, sempre sonhou que o filho pudesse escolher administrar sua empresa junto com o irmão, porém os planos mudaram e a paixão pela dança só cresceu.

“São as sensações da dança que me curaram de muitas crenças limitantes”, diz Guiga.

A família sempre esteve ao lado de Guiga, que é filho de pais separados. O que na época poderia ter sido uma desculpa para não continuar, ele viu como algo a superar. Sua mãe foi um grande apoio emocional para seguir em frente. Seu pai sempre o apoiou como profissional, apesar de desejar outro caminho para o filho.

“Financeiramente e através de vários conselhos, o que hoje sou grato, meu pai me deu a oportunidade de conhecer e dançar no exterior”, comenta Guiga.

Guiga sempre teve uma conexão forte com sua mãe. No início da sua adolescência, aos 14 anos, passou por um obstáculo: revelar à mãe a homossexualidade. Somente cinco anos depois, por receio da reação – por ser mais conservador – ele assumiu a sexualidade para seu pai e ao restante da família.

“Depois que assumi, minha dança começou a ganhar muito mais poder. Para mim não só entender como assumir minha sexualidade me trouxe uma potência artística muito grande”, relembra esse desafio.

“Fazer com verdade, paixão e coragem”, esse é o segredo do sucesso para Guilherme. A coragem de ter dito sim a sua vida, seu estilo de vida, sua verdade, sua paixão, o levou ao reconhecimento na área.

Seu maior desejo na vida pessoal e profissional é poder continuar ainda mais se conectando com seu eu, com suas verdades. “Uma das coisas que eu sou mais grato à arte da dança é que ela te permite se libertar. Você precisa se entregar de corpo e alma, e espero sempre emanar o que sinto para quem estiver ao meu redor”.

Hoje influenciando mais de 20 mil pessoas pelo mundo, Guilherme vem construindo um legado de fãs. “Espero que possa sempre estar alinhado com o meu propósito. Seja dançando, seja dirigindo, seja o rumo que a vida me levar, que todos ao meu lado se amem e se entreguem de corpo e alma àquilo que fazem”, conclui Guilherme.