Dois meses depois das eleições, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina deu a Blumenau uma cadeira na Câmara dos Deputados. O Partido dos Trabalhadores conseguiu, nesta quinta-feira, 6, que a Justiça Eleitoral reconhecesse como válidos os votos de uma candidata que havia sido impugnada.
A decisão no TRE foi por 4 votos a 3. O que estava em questão era uma pendência na inscrição da candidata Ivana Laís da Conceição (PT), que obteve 491 votos. A petista não havia entregue uma das certidões exigidas pelo TRE.
Com os votos de Laís somados à legenda do PT, Ana Paula Lima é a beneficiada. A assessoria da hoje deputada estadual confirmou a informação na noite desta quinta-feira, 6. Ana Paula está em Blumenau, mas ainda não foi encontrada pela reportagem para comentar a decisão.
Assim, serão dois petistas na Câmara: além de Ana Paula, Pedro Uczai foi eleito em outubro. Com o recálculo dos votos proporcionais, Ricardo Guidi (PSD) é quem terá de ceder a vaga à petista.
Correção
Até 19h57 o texto acima informou que o nome do deputado que perde a vaga na Câmara com a ascensão de Ana Paula é Altair Guidi. Na verdade, é Ricardo Guidi o prejudicado. A versão acima já está corrigida.