Antiga gestão de Blumenau se pronuncia após operação de investigação de fraudes do Gaeco
Ação investiga fraudes no fornecimento de material à Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb)
A operação Carga Oca foi realizada Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) durante esta quarta-feira, 26. A ação integra a investigação de fraudes no fornecimento de material do tipo macadame à Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) de Blumenau entre 2022 e 2024.
Coordenada pelo Ministério Público, a operação resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, em decisão expedida pela Vara Estadual de Organizações Criminosas. Durante as buscas, houve a apreensão de 50 mil dólares e 80 mil reais.
A gestão anterior da Prefeitura de Blumenau, representada pelo ex-prefeito Mário Hildebrandt, divulgou uma nota se pronunciando sobre o assunto.
Confira:
“A gestão anterior da Prefeitura de Blumenau, através do ex-prefeito Mário Hildebrandt, informa que soube da operação deflagrada pela Gaeco na manhã desta quarta-feira, dia 26, e recebeu com serenidade a notícia. Ainda no primeiro semestre de 2024, quando do surgimento das primeiras evidências, sindicâncias internas foram abertas pela Procuradoria Geral do Município que identificaram os indícios de irregularidades e deram base para a contratação da auditoria externa, em apoio a Controladoria Geral do Município. Na ocasião, a gestão seguindo orientação da Controlaria Geral, também implementou o programa de integridade e aplicação de novos controles, buscando combater ocorrências desse mesmo perfil.
O relatório com o resultado das apurações na auditoria contratada foi pessoalmente entregue pelo ex-prefeito ao Ministério Público ainda em 2024 e utilizado na investigação. Quando da entrega pessoalmente dos documentos, o então Prefeito solicitou a apuração dos fatos pela justiça.
A operação da Gaeco e do MP é resultado também da auditoria externa contratada, quando surgiram as suspeitas de ilegalidades cometidas dentro da então Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana.
A gestão anterior reforça que está completamente à disposição da justiça se necessário for, para auxiliar nas investigações”.
Leia também:
1. Prefeitura de Blumenau abre processo seletivo para contratação temporária em diversas áreas
2. Oktoberfest Blumenau é eleita o melhor evento turístico de Santa Catarina
3. Reportagem de O Município Blumenau conquista o terceiro lugar no Prêmio Fiesc de Jornalismo
4. Linhas do transporte coletivo de Blumenau passam por ajustes e recebem novos horários
5. Mais de 600 mil pipocas de linguiça foram vendidas durante a 40ª Oktoberfest Blumenau
Veja agora mesmo!
Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau:

