Comprar apartamento na planta compensa? Ou é melhor comprar um pronto? A grande vantagem é a possibilidade de dar um valor de entrada pequeno, para quem não ainda não conseguiu guardar muitos recursos. Mas será que o seu perfi é o ideal para esse tipo de negócio? Existem mais prós ou contras? Há riscos de o imóvel não ficar pronto e perder dinheiro? Acompanhe essa matéria com o especialista em mercado imobiliário, Ricardo Cubas.

Apartamento na planta: como comprar?

Neste modelo, basicamente, o comprador antecipa a compra e dá segurança para a construtora de ter a unidade vendida, além de ajudar a financiar os custos da construção.

Em média o prazo de entrega de obra é de 3 anos, e nesse período o comprador faz pagamentos mensais para a construtora referentes à entrada do financiamento.

Importante salientar que existem 2 tipos de financiamento na planta:

Direto com a construtora: o comprador acerta a negociação e paga o valor de entrada, à vista ou parcelado, e financia o apartamento apenas quando ele ficar pronto.

Crédito associativo: o apartamento é financiado na planta pela Caixa Econômica Federal, com preço fixo e o valor de entrada parcelado com a construtora.

Comprar apartamento na planta: como os valores são corrigidos?

Direto com a construtora: os valores das parcelas e o saldo devedor são corrigidos até a entrega do apartamento e aí é aplicado o financiamento. Em geral os valores são corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), ou pelo CUB, uma taxa de inflação da construção civil, calculada com base em material e no custo da mão de obra. Como o valor final a ser financiado vai sofrer correção o comprador corre o risco de não ter condições de honrar o valor corrigido no momento da entrega do apartamento.

Crédito associativo: como o apartamento é financiado ainda na planta com a Caixa, o preço é congelado, e não sofre mais qualquer reajuste até a entrega. No período de obra, o comprador paga apenas o custo financeiro da operação, e pagará as parcelas do financiamento apenas após a entrega das chaves.

Comprar na planta sai mais caro ou mais barato?

Sempre vai sair mais barato a compra do apartamento na planta. A construtora tem interesse em vender rápido todas as unidades e tem preços especiais de lançamento, além de condições de compra muito facilitadas. Normalmente comprar um apartamento na planta é um excelente negócio, com certeza de valorização futura. A valorização média dos imóveis no Brasil nos últimos 10 anos foi de 15,3% ao ano.

Vantagens

Entrada parcelada: o valor da entrada do financiamento pode ser parcelada em até 60 meses;

Você escolhe o projeto que mais lhe interessa e pode fazer algumas alterações

Barganha: pode negociar melhores condições de preço e pagamento

Morar no que é seu e não pagar aluguel

Valorização: garantia de valorização que vai dar segurança para o seu dinheiro

Construir patrimônio para a sua família

Desvantagens

Risco de atraso na entrega do imóvel

Risco de mudar de ideia com relação ao apartamento escolhido

Valor maior na hora do financiamento em virtude da correção do saldo devedor

Cuidados na compra do seu apartamento

– Faça negócio com uma imobiliária conhecida e que seja referência em sua cidade

– Se o projeto está aprovado e se a incorporação do empreendimento foi devidamente registrada no cartório de registro de imóveis

– Analise a planta e leia o memorial descritivo, documento que discriminará o material e equipamentos a serem empregados no imóvel.

– Estude as condições de compra para ter certeza que cabe no seu orçamento

– Tire todas as suas dúvidas sobre o apartamento, a construtora e o financiamento com o corretor de imóveis

– Analise todas as cláusulas do contrato.

– Exija o Contrato de Compra e Venda devidamente assinado pelas partes e por duas testemunhas