Apenas 50% da população com comorbidade foi vacinada em Blumenau

Em live, a vice-prefeita Maria Regina elencou as dificuldades na vacinação

Nesta quinta-feira, 27, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, em entrevista para O Município Blumenau, relatou que apenas 50% da população com comorbidade no município se vacinou. A agenda para essas pessoas está aberta há mais de quinze dias, com agendamentos diários. 

Segundo a vice-prefeita, a maior dificuldade é entender o porquê o percentual continua abaixo do esperado. Algumas possibilidades foram elencadas, há hipótese de que algumas pessoas aptas a tomar a vacina já a tomaram por pertencer a outro grupo como idosos, profissionais da saúde, entre outros. 

“O Ministério da Saúde trabalha com o % da população com relação ao utilizado na vacinação da gripe H1N1, no entanto, nesta situação muitas pessoas conseguem a vacina de outros jeitos”, explica Maria. A vacina para gripe pode ser aplicada através de instituições privadas, empresas ou convênios. Já a vacina da Covid-19 é totalmente pelo SUS.

Foi realizada pela Secretaria de Saúde de Blumenau, uma pesquisa sobre os grupos com comorbidade que ainda não se vacinaram por meio das Unidades de Saúde espalhadas pelo município. 

Outra possibilidade levantada é o negaciosismo ou mitos sobre a vacina esteja levando algumas pessoas a não procurarem pela vacina. “A vacina tem o registro da vigilância e está liberada porque tem eficácia”, reforça a vice-prefeita. 

O grupo de idosos com 90 anos ou mais está com cerca de 90% da população foram vacinados, o esperado é 100%. Em contrapartida, o grupo de idosos com 60 anos ou mais que estão em asilos, a população dos 80 a 84 anos e trabalhadores de saúde atingiram o percentual de 100% de cobertura. 

Vacinação em Blumenau

O agendamento para a vacinação da Covid-19 está aberto diariamente para os grupos já liberados pela Prefeitura de Blumenau. E segundo a vice-prefeita Maria Regina os grupos que foram abertos não fecham mais até ter 100% da cobertura vacinal. 

O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que terá atendimento das 8 às 20 horas. Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento.

Segundo a vice-prefeita, Blumenau optou por vacinar com o agendamento para uma melhor organização da vacinação no município. Gerando assim menos filas, fluxo de pessoas ou esperas. 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo