Após trégua nas chuvas, Samae identifica aumento no consumo de água em Blumenau

Situação foi verificada nas últimas 12 horas

Após trégua nas chuvas, Samae identifica aumento no consumo de água em Blumenau

Situação foi verificada nas últimas 12 horas

Iáscara Zultanski

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informou os dados do fornecimento de água na cidade na manhã desta terça-feira, dia 10. Três das quatro Estações de Tratamento de Água operaram continuamente durante toda a madrugada.

O abastecimento dos bairros atendidos pela ETA I permanece sendo mantido pela ETA III como medida preventiva para proteger a bomba de captação de água, que poderia ser danificada devido à forte correnteza e ao aumento do nível do rio.

Segundo as informações do Samae, foi notado um aumento no consumo de água nas últimas 12 horas. Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro do Samae, enfatiza a importância do uso responsável da água.

Desde a última quinta-feira, 5, quando se iniciou o aumento dos níveis do Rio Itajaí-Açu, o Samae de Blumenau recebeu um total de 188 ligações, das quais 73 foram solicitações relacionadas à verificação de intermitência no abastecimento de água, isso corresponde a aproximadamente 38,83% do total de ligações recebidas durante esse período. O restante das ligações foi para verificar vazamentos nas vias, cavalete e em ligações de água.

“Reforçamos a orientação para que as pessoas não desperdicem água. Nossos reservatórios não estão cheios e precisamos pensar também nas pessoas que foram atingidas e estão voltando para suas casas e realizando a limpeza. Em áreas mais elevadas, residências sem caixas d’água e condomínios sem cisternas são os locais onde as pessoas podem sentir os efeitos em caso de interrupção no fornecimento,” destaca.

Coleta de resíduos

As coletas especiais, seletivas e convencionais seguem o cronograma normal nesta segunda-feira. Em áreas suscetíveis ao aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, os contêineres de resíduos sólidos foram removidos para evitar danos, e na medida que o nível do rio diminuir, os contêineres serão colocados em seus devidos lugares.

O Samae ressalta a importância de descartar os resíduos apenas no dia em que o caminhão de coleta passar em sua rua, evitando o acúmulo de lixo que pode obstruir bocas de lobo ou ser levado para os rios devido à chuva.

Canais de Atendimento

A equipe de manutenção de redes continua trabalhando, mas as pessoas devem solicitar assistência através do Tele 115 ou da Central Telefônica.

A orientação é que as pessoas utilizem nossos canais de atendimento on-line, como o WhatsApp e o site. Para entrar em contato, os principais números são o telefone 115 e a Central Telefônica (47) 3331-8400.

Além disso, oferecemos números de atendimento via WhatsApp: ouvidoria (47) 99997-6915 e Tele 115 (47) 99997-1621. É possível também contatar a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@samae.com.br.

Leia também:

1. Caminhão de coleta de lixo capota e cai em ribanceira de 30 metros em Blumenau
2. Serviços municipais voltam ao normal após nível do rio Itajaí-Açu começar a diminuir em Blumenau
3. Tempo Blumenau: confira a previsão desta terça-feira
4. Motociclista morre após colisão com poste no Salto do Norte, em Blumenau
5. VÍDEO – Prefeitura atualiza informações sobre enchente em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo