Daniel Zimmermann/Festa Pomerana

A gastronomia é destaque da 36ª Festa Pomerana não apenas pelos pratos tradicionais alemães, como o joelho de porco e as salsichas típicas, mas também pelas peculiaridades da cozinha local. Receitas passadas de mãe para filha, com ingredientes sazonais, que só quem mora em Pomerode conhece.

Qualquer passeio gastronômico pela cidade incluir uma generosa fatia de pão caseiro com sardinha e ovo, um pedaço de uma cuca ou bolinho de carne bem temperado.

Em todas as edições, o Concurso de Delícias da Tradição Alemã atrai os cozinheiros de mão cheia de Pomerode para compartilhar receitas de família e conquistar o gosto popular. A decisão fica por conta do público, que experimenta os pratos concorrentes e decide quem vai levar o melhor prêmio.

Daniel Zimmermann/Festa Pomerana

Nesta edição, os melhores cozinheiros de 2018 ganharam um espaço para mostrar o passo a passo das iguarias ao público no pavilhão cultural. As aulas-show começaram quinta-feira, com geleia de morango. Quem estiver nesta sexta-feira no pavilhão vai poder aprender uma das estrelas da festa: a cuca.

Segundo a coordenadora do concurso, Rafaela Trapp, a intenção é divulgar a culinária local aos turistas e valorizar os cozinheiros pomerodenses:

“Apesar de ter pessoas que participam todos os anos, como a Mariana Gaulke, há sempre novos participantes com receitas inovadoras”.

Mariana, 58 anos, é figura carimbada na Pomerana. Foi por meio do resgate da tradição alemã que deixou a depressão de lado durante a aposentadoria. A vida pacata no sítio da família, em Pomerode Fundos, inclui fornadas de pão e cuca, preparos de geleias e o cuidado com os animais. Há oito anos participa dos concursos culinários e durante nove anos consecutivos foi vencedora da competição de serrador.

Herdou da mãe de 86 anos o gosto pela cozinha. Ela conta que as duas sempre fizeram cuca sem receita, tudo no olho. A filha de Mariana, Gláucia Gaulke, vem seguindo os mesmos passos e vai ensinar ao público neste sábado, 12, como se faz um bom bolinho de carne. Segundo Mariana, pequenos segredos fazem a grande diferença nas receitas:

“Tem muito segredo que não revelo. Podemos passar a receita, mas o que une a família tu não revelas. Mas vou contar uma coisa: raspa de limão, canela e sal fazem toda a diferença no preparo da cuca”, adianta.

Em 2018, Mariana ganhou com o melhor licor (de chocolate) e o melhor pão (de abóbora). Neste ano, vai apresentar como se faz o recheio de marreco e o pão com sardinha (Heringsbrot).

O Concurso de Delícias da Tradição Alemã ocorre no pavilhão cultural às 20h todos os dias, exceto no último domingo e na segunda-feira, dia 21.

Na culinária ou na prova do serrador, Mariana Gaulke (D) é presença certa. Foto: Daniel Zimmermann/Festa Pomerana

Geleia de morango

Por Márcia Voigt
Aula-show: quinta-feira, dia 10

1 quilo de morango
600 gramas de açúcar
300 mililitros de água

Modo de preparo
Limpe, lave e corte os morangos em pedaços. Em uma panela, coloque os morangos o açúcar e a água. Leve ao fogo para cozinhar de 45 a 50 minutos. Faça o teste de ponto da geleia colocando um pouco em um prato e no congelador para esfriamento rápido. O ponto é quando estiver com aspecto de gelatina. Ou a gosto.

Cuca de amêndoas, castanhas e nozes

Por Márcia Goede Voigt
Aula-show: sexta-feira, dia 11

Ingredientes da massa
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de fermento de pão
1 xícara de leite
1 xícara de água
½ xícara de açúcar
5 xícaras de farinha de trigo
Raspas de limão

Ingredientes da cobertura
100 gramas de castanha do pará
100 gramas de amêndoas
100 gramas de nozes
1 caixinha de creme de leite
½ xícara de açúcar
canela em pó a gosto

Modo de preparo
Coloque em uma panela a água, o leite e a manteiga. Leve ao fogo médio e aqueça até derreter a manteiga. Coloque em uma bacia e misture a raspa de limão, o fermento de pão, o açúcar e o ovo e misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bastante até a massa ficar com uma consistência mole. Reserve e cubra a massa, deixando crescer em temperatura ambiente.

Quando dobrar de volume, abra a massa e deixe em espessura fina em uma forma redonda ou retangular. Deixe crescer novamente.

Para fazer a cobertura, em uma panela coloque o açúcar com as castanhas, as nozes e as amêndoas raladas. Leve ao fogo e deixe cristalizar mexendo bem sem parar em fogo médio durante 15 minutos. Deixe esfriar e espalhe em cima da massa na forma.

Leve ao forno por 25 minutos e quando a cuca estiver pronta, ainda quente, coloque o creme de leite misturado com a canela em pó por cima.

Bolinho de carne

Por Gláucia Gaulke
Aula-show: sábado, dia 12

Ingredientes
1 quilo de carne moída bovina
1 quilo de carne moída suína
2 cebolas bem picadas
2 tomates bem picados
1 colher de alho triturado
Cebolinha e sal a gosto
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
500 gramas de banha de porco para fritar os bolinhos
Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa pouco consistente. Enrole na mão até formar bolinhas. Frite na banha de porco bem quente até ficar marrom.

Strudel de Banoffe

Por Natiane Velz
Aula-show: domingo, dia 13

Ingredientes
250 gramas de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de sopa de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de vinho
½ copo de água morna

Ingredientes do recheio
500 gramas de doce de leite
4 bananas picadas passadas na canela

Modo de preparo
Misture o trigo, o ovo, o vinagre e o açúcar, acrescentando a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa maleável. Abra a massa em uma superfície com farinha com as mãos. Estique bem a massa em forma de círculo até ficar bem fina. Espalhe o recheio e enrole como rocambole. Assar no forno a 180 graus até ficar dourado.

Bolachas de Natal

Por Roseli Pein
Aula-show: terça-feira, dia 15
Rendimento: 4 quilos de bolachas

Ingredientes
Nove ovos
6 xícaras de açúcar
1/2 xícara de leite
350 gramas de margarina
2 colheres de bicarbonato de amônio
2 quilos e meio de trigo

Modo de preparo
Amasse e depois passe o rolo. Corte com forminhas e asse no forno a 200 graus.

Cobertura
6 claras em neve
12 xícaras de açúcar
3 colheres de vinagre
Bata na batedeira e depois leve ao forno a 100 graus para secar

Heringsbrot

Por Natiane Velz
Aula-show: quarta-feira, dia 16

Ingredientes
Ovos
Sardinha
Maionese e tempero verde (opcionais)

Modo de preparo
Cozinhe os ovos por cinco minutos. Limpe as sardinhas e depois triture no processador. Por último, adicione maionese e tempero verde (opcional).

Pães

Por Natiane Velz
Aula-show: quinta-feira, dia 17

Massa de pão caseiro

Ingredientes
1 quilo de farinha de trigo
1 ovo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de fubá
1 colher de manteiga
1/2 xícara de farinha de mandioca
sal a gosto
1 colher de fermento de pão

Modo de preparo
Escaldar o fubá e a farinha de mandioca, mexa bem para não empelota. Acrescente o ovo, o açúcar, a manteiga, o formento e, aos poucos, o trigo. Amasse por 10 minutos e deixe descansando até dobrar a massa. Depois, coloque numa forma, deixe crescer um pouco e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.

Pão de gorgonzola com damasco

Por Natiane Velz
Aula-show: quinta-feira, dia 17

Ingredientes
1 quilo de farinha de trigo
200 gramas de queijo gorgonzola
50 gramas de damasco
600 mililitros de água morna
1 colher de sopa de melado
18 gramas de fermento biológico seco
30 mililitros de azeite de oliva

Modo de preparo
Coloque a farinha em um recipiente. Em outro recipiente, misture o fermento com a água o azeite e o melado. Após misturar todos os ingredientes adicione o sal. Amasse bem até que todos os ingredientes estejam bem encorpados. Continue socando até formar uma massa lisa.

Coloque a massa num recipiente untado tampe e deixe fermentar por aproximadamente 40 minutos. Após esse tempo, boleie o pão no formato desejado e deixe fermentar novamente por uns 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 220 graus e asse até ficar dourado.

Licor de maracujá

Por Mônica Scheiwe Goede
Aula-show: sexta-feira, 17

Ingredientes
3 maracujás
Aguardente
½ copo de água
Açúcar

Modo de preparo
Misture a polpa de três maracujás com uma garrafa de Velho Barreiro e deixe descansar . por meia hora e depois filtrar. Cozinhe em uma panela um pouco de açúcar com meio copo de água por três minutos até virar um líquido perolado, sempre mexendo bem. Quando estiver frio, misture com a polpa de maracujá e o Velho Barreiro formando o licor.

Recheio do marreco

Por Mariana Gaulke
Aula-show: sábado, dia 19

Ingredientes
Miúdos de um marreco (moela, fígado, coração)
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farinha de rosca
1 ovo
200 gramas de carne moída (opcional)

Modo de preparo
Triture os miúdos com um mixer. Misture os demais ingredientes até formar uma massa. Recheei o marreco e asse.

Deixe uma resposta