Apresentações musicais e almoços típicos: veja a lista de eventos em Blumenau durante a Semana da Imigração Alemã

Saiba toda a programação completa da semana

Apresentações musicais e almoços típicos: veja a lista de eventos em Blumenau durante a Semana da Imigração Alemã

Saiba toda a programação completa da semana

Redação

A Semana de Imigração Alemã começou durante esta segunda-feira, 19, e irá prosseguir até o domingo, 25. A Prefeitura de Blumenau divulgou uma lista dos eventos que serão realizados de forma presencial e online homenagem à data.

Entre as atividades que estarão presentes ao longo da semana, os moradores podem esperar cursos de pintura, apresentações artísticas, coros abertos ao público e histórias em duas línguas.

A informação ainda constou que todas as atividades presenciais devem seguir todos os protocolos sanitários da Covid-19, como o uso de álcool gel, utilização da capacidade de público permitida e o distanciamento social.

Programação completa

Segunda-feira

Exposição de Pinturas Bauernmalerei – 10h às 16h

Durante o primeiro dia, o público pode acompanhar a exposição e oficina de pinturas Bauernmalerei, da artista Sandra Bugmann. O nome vem de uma pintura folclórica do século XVII, realizada no Sul da Alemanha. Evento aconteceu no Mausoléu Dr. Blumenau, na rua 15 de Novembro, no Centro.

Fotos: Redes sociais

Aula Aberta de Dança Alemã – 14h

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Instituicionais (SMC) e o Grupo de Danças Alemãs Blumenstrauss, realizou uma aula aberta, com capacidade máxima de 35 pessoas no Centro. A aula foi classificada para moradores entre 7 aos 14 anos.

Demonstração de Pintura Bauernmalerei – 14h às 16h

O Mausoléu Dr. Blumenau, localizado na rua XV de Novembro, no bairro Centro, recebeu uma demonstração livre para todos os públicos.

Transmissão “Fontes de pesquisa genealógica em Santa Catarina” – 19h

Classificada para todos os públicos, a transmissão ao vivo aconteceu através do Facebook do genealogista Carlos Steiner.

Ensaio aberto de coro – 19h30

O evento aconteceu no Centro Cultural 25 de Julho, que fica na rua Alberto Koffke, no bairro Centro. Livre para todos os públicos, o local contou com o ensaio do Coro Misto Stimmen Des Herzens.

Terça-feira

Treffen mit Musik Live – 19h

A transmissão realizada pela Equipe Alameda Haus Artes e Idiomas foi livre para todos os públicos aconteceu ao vivo pelo Instagram.

Transmissão Cultura na perspectiva Brasil – 20h

Uma conversa entre Vinícius, um brasileiro naturalizado na Alemanha desde 1992, comentou sobre a cultura alemã. Livre para todos os públicos.

Quarta-feira

Contação de história em duas línguas

A Secretaria de Cultura Blumenau realizou uma transmissão contando histórias em duas línguas: alemão e português. Livre para todos os públicos.

Transmissão Visitação à Exposição de Pintura – 14h às 15h

O Mausoléu Dr. Blumenau recebeu a artista Sandra Bugmann, que acompanhou toda a exposição e a transmitiu através do seu canal no YouTube.

Transmissão com criadores de conteúdo – 16h

A Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria de Cultura, realizou uma entrevista e conversa com os criadores de conteúdo do Alemanizando, canal de viagens.

Ensaio abeto coral – 16h

O Coral Camerata Vocale realizou um coral aberto na rua XV de Novembro, livre para todos os públicos.

 

Aula inicial de acordeon – 19h

O Facebook oficial do Centro 25 de Julho realizou uma transmissão com os passos iniciais para se aprender a tocar o instrumento acordeon.

Quinta-feira

Exposição Memórias de Receitas – 9h às 19h

O acervo Museu Hábitos e Costumes irá realizar um evento livre para todos os públicos na Alameda Haus Artes e Idiomas, na rua Alameda Rio Branco, no Centro. A exposição ficará até 6 de agosto.

Ensaio Banda Municipal de Blumenau – 16h

Com músicas alemãs, a Banda Municipal de Blumenau irá realizar uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A influência do alemão na língua portuguesa – 15h

Com vagas presenciais limitadas, a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller irá receber uma reunião livre para todos os públicos. Na conversa, será abordado a importância do alemão para a língua portuguesa e seus usos regionais no dia a dia.

Para vagas, basta entrar em contato com emprestimo.smc@blumenau.sc.gov.br ou biblioteca.smc@blumenau.sc.gov.br. Telefone: 3381-6787.

Transmissão “Evolução da casa Enxaimel” – 20h

Será realizada um debate entre a professora Sueli Petry e a arquiteta Angelina Witmann, classificada para todos os públicos. A conversa visa entender a evolução das casas pioneiras na região, o estilo enxaimel. Será transmitida pelas redes sociais.

Sexta-feira

Curso de Bauernmalerei – 19h

Sandra Bugmann irá realizar um curso aberto ao público no Espaço Multicultural ElfyEggert, localizado na rua XV de Novembro.

Transmissão Dance com o Blumenauer Volkstanzgruppe – 19h

Grupo folclórico irá realizar uma transmissão pelas redes sociais com danças típicas e tradicionais.

Sábado

Almoço típico – 12h

A Secretaria de Cultura irá realizar um almoço com apresentação musical e danças típicas. As vendas dos ingressos antecipados pode ser obtida pelo telefone (47) 3322-0094, no valor de R$ 50 por pessoa.

O evento irá acontecer no Centro Cultural 25 de Julho, que fica na rua Alberto Koffke, bairro Centro.

Curso de Bauernmalerei – 14h

Sandra Bugmann irá realizar um curso aberto ao público no Espaço Multicultural ElfyEggert, localizado na rua XV de Novembro.

Transmissão oportunidades no mercado de trabalho alemão – 15h

A rede social da Secretaria de Cultura de Blumenau irá realizar uma live para conversar com Iuri Ribeiro sobre as oportunidades de brasileiros no mercado de trabalho alemão.

Domingo

Solenidade Monumento aos Imigrantes – 10h

A Prefeitura de Blumenau irá entregar a corbélia no Monumento aos Imigrantes. O local irá contar com apresentação do Blumenauer Volkstanzgruppe e Original Blumenauer Schuhplattler. O evento será realizado na Praça Hercílio Luz, na rua XV de Novembro.

Transmissão demonstração Bauernmalerei – 14h às 15h

Sandra Bugmann irá realizar uma transmissão no seu canal do YouTube.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo