- O Município - https://omunicipioblumenau.com.br -

Aprovado projeto de lei que veta uso da palavra ‘grátis’ em eventos custeados pela prefeitura em Blumenau

Aprovado projeto de lei que veta uso da palavra “grátis” em eventos custeados pela prefeitura em Blumenau

A Câmara de Blumenau aprovou projeto de lei que proíbe a utilização das palavras “grátis”, “gratuito” e similares na divulgação de serviços prestados ao público ou de eventos de livre acesso, promovidos ou custeados pela Prefeitura de Blumenau. De autoria do vereador Diego Nasato (Novo), o projeto foi aprovado por maioria na sessão desta terça-feira, 8.

De acordo com o texto do projeto, a prefeitura terá que informar ao público, de forma expressa e de fácil visualização, que o serviço ou evento foi promovido e/ou custeado com os impostos pagos pelos contribuintes. Além disso, também é obrigatória a divulgação da fonte do recurso que custeará o serviço ou evento, bem como o valor investido na realização.

Grátis e gratuito

Em sua justificativa, Nasato argumenta que a transparência na administração pública é um princípio fundamental para garantir a confiança do cidadão e a correta aplicação dos recursos arrecadados. Dessa forma, o projeto busca assegurar que a população compreenda de maneira clara a origem dos recursos utilizados nessas iniciativas.

Nasato cita o exemplo do economista Milton Friedman, que popularizou a frase “não existe almoço grátis”, enfatizando que tudo tem um custo, mesmo quando não é diretamente percebido.

“O Estado não gera riqueza própria, apenas redistribui os recursos arrecadados da sociedade. Portanto, é fundamental que os cidadãos compreendam que todos os serviços e eventos oferecidos pelo setor público são, na verdade, pagos pela própria população”, explica.

Com isso, o projeto de lei propõe, além da restrição ao uso de termos, uma comunicação mais honesta e transparente, incentivando a participação ativa da sociedade no acompanhamento dos gastos públicos. “A intenção é assegurar que cada cidadão de Blumenau tenha pleno conhecimento do destino de seus impostos e do real custo das ações promovidas pelo Poder Público municipal”, finaliza.

Leia também:
1. Dois paratletas blumenauenses conquistaram medalhas em campeonato brasileiro de jiu-jitsu

2. Governo do estado anuncia repasse de R$ 12 milhões ao Hospital Santa Isabel durante evento da Amabel
3. Prefeitura de Blumenau negocia uso de espaço do 23º BI para treinos de atletas
4. VÍDEO – Carros colidem de frente, pegam fogo e rua fica interditada em Indaial
5. VÍDEO – Caminhão é flagrado espalhando resíduos na Via Expressa, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão erguido pela família Klitzke é preservada pelos Souza, no Garcia, em Blumenau:

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Siga-nos no Instagram” shape=”round” color=”violet” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-instagram” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fbit.ly%2F3mhgKXU||target:%20_blank|”][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Entre no canal do Telegram” shape=”round” color=”turquoise” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-paper-plane” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fbit.ly%2F3Gv7o1j||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Siga-nos no Google Notícias” shape=”round” color=”blue” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-google” add_icon=”true” link=”url:http%3A%2F%2Fbit.ly%2F3KOUJcs||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]