Autoridades argentinas informaram que suspenderam as buscas por um avião de pequeno porte que desapareceu do radar na última quarta-feira, 6. O avião é do empresário Antônio Carlos Castro Ramos, de Florianópolis. Dois moradores de Florianópolis também estavam a bordo.
Sem sucesso ao longo de seis dias de buscas, a Empresa de Navegação Aérea Argentina (EANA) emitiu um comunicado confirmando a informação na noite desta segunda-feira, 11. As autoridades aeronáuticas do país vizinho, contudo, afirmam que seguem em alerta para pistas sobre o paradeiro da aeronave.
O caso
Conforme comunicado da Empresa Argentina de Navegação Aérea, que coordena o trânsito aéreo no país, a aeronave é do modelo RV-10 possui matrícula PP-ZRT. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o avião não era autorizado a voar por instrumento – ou seja, utilizando equipamentos internos -, apenas visual, quando o piloto tem plena visão do seu redor. O voo por instrumento auxilia em mau tempo.
Os outros dois homens que estavam a bordo no avião são Mário Pinho, advogado, e Gian Carlos Nercolini, médico. Todos moram em Florianópolis.

O avião teria participado de um show aéreo em Comodoro Rivadavia, cidade da Argentina. Depois, duas aeronaves saíram para El Calafate e seguiram para Trelew, duas outras cidades do país. O avião do catarinense não chegou ao destino.
A família do empresário está na Argentina para acompanhar as buscas de perto.