Arquiteta blumenauense lança site de projeto que propõe tornar as cidades mais humanas através do Design

Carolina Nunes aponta a falta de espaços de convívio e de encontro entre as pessoas

Arquiteta blumenauense lança site de projeto que propõe tornar as cidades mais humanas através do Design

Carolina Nunes aponta a falta de espaços de convívio e de encontro entre as pessoas

Redação

A arquiteta blumenauense Carolina Nunes, participante do Programa Chanceler Alemã para Futuros Líderes, lança o site de seu projeto Humanität: Cities as Human Habitats (Cidades como Habitats Humanos), que disponibiliza artigos, reportagens, vídeos, e oferece mais detalhes sobre o propósito do projeto.

Carolina lembra que as cidades, de modo geral, não oferecem mais os espaços de convívio e de encontro. “E é no espaço público onde a gente encontra, e aprende a lidar com as diferenças. Esse é um debate que a sociedade quase não tem realizado, mas que é fundamental para garantir nosso futuro”, destaca.

A proposta do Humanität (www.humanitat.com.br) é tornar as cidades mais humanas através do design, mostrando como é possível adotar soluções criativas unindo progresso e a preservação. “Precisamos cuidar mais dos habitats naturais de diversas espécies, e também do nosso habitat”, observa a arquiteta.

Vivendo desde julho do ano passado na Alemanha, Carolina voltou sua pesquisa para o tema Rios e Cidades, e está radicada hoje em Munique. O país é a referência em renaturalização de rios e integração das cidades com a natureza em espaços públicos.

Essa renaturalização possibilitou a vários rios alemães melhores condições naturais, mais proteção contra enchentes, e mais espaços para o lazer das pessoas. A arquiteta pretende retornar ao Brasil com um novo referencial de desenvolvimento urbano sustentável, baseado na experiência alemã, e contribuir para a qualificação das cidades brasileiras, através de uma fundação e também abrindo a cooperação com o poder público.

Gerido pela Fundação Alexander von Humboldt, o Programa Bolsa Chanceler Alemã (Bundeskanzler Stipendium) é patrocinado pela chanceler alemã Angela Merkel, tendo como objetivo estreitar laços e construir a cooperação entre os países e a Alemanha. Carolina foi recebida em julho por Merkel, em um grupo de quarenta jovens líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e Estados Unidos que fazem parte da edição atual do programa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio