Árvores que oferecem risco à segurança da avenida Beira Rio começam a ser retiradas em Blumenau
Ação foi determinada com base em um laudo técnico da Defesa Civil
A partir desta sexta-feira, 15, a Prefeitura de Blumenau inicia uma operação para remover árvores que oferecem risco à segurança e à estabilidade da avenida Beira Rio.
A ação foi determinada com base em um laudo técnico da Defesa Civil, que constatou que algumas árvores estão comprometendo o terreno e podem aumentar o risco de deslizamentos.
“Após uma análise no local, constatamos que parte do terreno já está danificado por raízes da vegetação presente na margem. Elas causam sobrepeso no barranco, que pode deslizar e causar acidentes, especialmente em um episódio de aumento do nível do rio”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Carlos Menestrina.
A operação se concentra na vegetação localizada acima da cota de 8 metros e será acompanhada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que orientarão sobre quais árvores serão removidas e quais apenas podadas.
“Temos alguns exemplares de espécies consideradas invasoras e que devem ser removidas. Já as espécies nativas serão podadas e terão os parasitas removidos dos troncos, para que se desenvolvam melhor. As que estiverem mortas ou comprometidas, serão removidas e substituídas por novos exemplares”, explica o secretário da Semmas, Robson Tomasoni.
Segundo ele, o mesmo procedimento poderá ser adotado para árvores cujas raízes ofereçam risco à obra de contenção da margem direita do rio.
Impacto no trânsito e na mobilidade
Como a intervenção ocorre em área urbana e movimentada, no Centro da cidade, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur) elaborou um cronograma especial para minimizar os impactos no trânsito.
O uso de caminhões será concentrado em dois períodos: das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30, no corredor de ônibus. Além disso, alguns trechos de calçadas serão interditados, exigindo atenção redobrada dos pedestres.
“É um trecho grande e com ações que demandam bastante tempo e organização, por se tratar de uma área urbana e no Centro da cidade. Solicitamos uma força-tarefa para que mais profissionais possam atuar e possamos concluir o mais rápido e da melhor forma possível”, destacou o secretário da Sesur, Daniel Hostin.
Leia também:
1. Ex-balconista de Blumenau compartilha primeiras experiências como médica após viralizar nas redes sociai
2. Linguiça Blumenau do Amor? Empresa recria doce viral com o embutido tradicional da região
3. Prefeito veta pacote de projetos voltados à população LGBTQIAPN+ em Blumenau; ONG repudia ação
4. PRIMEIRA MÃO – Prefeitura de Blumenau e empresa de merenda escolar firmam acordo com o MP após irregularidades
5. Adolescente é atropelada por moto em Blumenau e perde memória do acidente
Veja agora mesmo!
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha:

