Assembleia Legislativa anuncia que vai gerar luz solar e reutilizar água da chuva

Medida deve aproveitar dois projetos que já estão em andamento

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai reaproveitar a água da chuva e gerar energia solar para consumo de suas duas sedes. As medidas foram anunciadas pelo presidente do parlamento estadual, deputado Julio Garcia (PSD).

“Os órgãos públicos têm que dar exemplo”, afirma. “Com essas medidas, vamos atuar em duas vertentes. A primeira é a da economia. No momento em que estamos vivendo, é obrigação de todos os gestores públicos economizar. A segunda é a ecológica. Vamos reaproveitar água da chuva, sem usar a água tratada, e usar energia solar, que é muito mais adequada ao meio ambiente.”

A direção-geral da Assembleia também já deu início aos estudos para a implantação dos sistemas de reaproveitamento da água pluvial e de geração de energia solar.

Para isso, conforme o diretor-geral, Neroci da Silva Raupp, serão aproveitados dois projetos que já estão em andamento. O primeiro trata da recuperação da cobertura do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia.

O objetivo é ocupar os 5 mil metros quadrados de laje para instalar os painéis fotovoltaicos que captam a luz solar e a transformam em energia elétrica.

O segundo projeto se refere à substituição da rede hidráulica do Palácio, que é a mesma desde 1970. Além de troca do encanamento, serão realizados estudos para a implantação de um sistema que capte e reutilize a água da chuva.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo