Atleta indaialense conquista estadual de Mountain Bike na categoria Infantojuvenil

Gustavo Selhorst venceu todas as etapas da competição estadual

Atleta indaialense conquista estadual de Mountain Bike na categoria Infantojuvenil

Gustavo Selhorst venceu todas as etapas da competição estadual

Redação

No último dia 5 de outubro, competindo em casa, o indaialense Gustavo Selhorst conquistou o título de campeão catarinense de Mountain Bike 2019, na categoria Infantojuvenil, após vencer a última etapa do estadual da modalidade.

Esse evento serviu também como preparação aos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2019, reunindo grande número de ciclistas de várias cidades catarinenses, no Parque Municipal Jorge Hardt.

A conquista foi de forma invicta, tendo vencido todas as cinco etapas da competição em provas de cross country.

Gustavo Selhorst iniciou no pedal muito cedo, e aos 10 anos aumentou a intensidade dos treinamentos. Em 2018, então com 12 anos, começou a fazer parte do Programa Semente da Fundação Municipal de Esportes, que atende dezenas de modalidades, desde a iniciação ao rendimento.

Em 2018, Gustavo foi vice-campeão estadual, e em 2019, mais forte fisicamente, melhor preparado e equipado e com mais experiência, não deixou escapar o tão sonhado título. O atleta treina semanalmente no Parque Jorge Hardt, sob a orientação do profissional de Educação Física, Carlos Germano Doegue, e nas competições estaduais é ciclista federado pela equipe Sapo Verde/Programa Semente/FME Indaial.

Durante a temporada 2019, Gustavo ficou em segundo lugar na Taça Brasil, no Paraná e em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, disputado em São Paulo, na categoria sub-14. Já nas provas de Estrada e competindo com atletas com mais idade, das categorias sub-18 e sub-16, participou de algumas provas, conquistando posições de 1º a 5º colocado, como: Copa Soul, em Gravatal (1º) e Ituporanga (3º); Desafio das Estações de MTB, em Indaial (5º), Benedito Novo (5º), Blumenau (3º) e em Concórdia (4ª na categoria sub-17).

Para 2020 o projeto é a participação novamente no Campeonato Brasileiro, em São Paulo, com o objetivo de ficar entre os três primeiros colocados. O técnico Carlos Germano Doegue já pensa em levá-lo para uma prova internacional, no Sul do País, para adquirir novas experiências.

Gustavo Selhorst completou 13 anos no mês de julho e permanecerá na categoria Infantojuvenil por mais um ano. Seu pai, Márcio Selhorst, comenta que o filho experimentou várias modalidades, mas foi no ciclismo onde ele encontrou motivação para trilhar uma carreira como atleta. “O mais importante é praticar esportes e estar próximo a pessoas do bem. As conquistas são importantes e ficarão registradas para sempre, porém o caráter e os bons exemplos serão espelhos para a vida toda”, completa Márcio, com orgulho.

Gustavo conta com o apoio de alguns patrocinadores e apoiadores, aos quais presta um agradecimento especial. Ainda terá algumas provas para disputar em 2019, mas a grande meta é melhorar o seu desempenho em 2020 em todas as competições que irá disputar.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo