Atrasos dificultam conclusão das obras no novo terminal de ônibus no bairro Água Verde

Secretaria de Obras já notificou e multou a empresa responsável pelos serviços

A obra do novo Terminal Oeste, localizado na rua General Osório, no bairro Água Verde, está atrasada. O prazo para entrega é junho de 2020, mas o risco de não ficar pronto até a data é grande, de acordo com o Secretário de Obras, Edson Brunsfeld.

“O maior atraso lá se deu porque precisamos fazer duas desapropriações, são dois terrenos. E no meio tinha um ribeirão. Precisamos desviar o curso dele”, destacou o secretário.

Ele também apontou que a empresa responsável pela obra já foi notificada e multada por não avançar com o serviços com mais agilidade. O problema de não entregar a obra no prazo estipulado, é o risco de ter que devolver parte do dinheiro emprestado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Se até o dia 22 de junho o dinheiro que foi emprestado para a obra não ser aplicado nela, o que sobrar terá que ser devolvido ao BID. Essa é a nossa preocupação”, conta Brunsfeld.

Caso isso aconteça, o secretário não soube informar qual seria a alternativa da prefeitura para ter recursos para concluir a obra. Ele apenas destacou que estão “correndo contra o tempo e se esforçando ao máximo para entregar o terminal”.

Até o momento, o terminal de ônibus do bairro Água Verde tem 68% da obra concluída. O investimento inicial para a construção é de mais de R$ 15 milhões.

Outras obras do BID

Além do Terminal Oeste, outras quatro obras também foram financiadas pelo BID. Apenas uma delas já foi entregue, a duplicação da rua Humberto de Campos. As outras três não devem ter problemas para serem entregues no prazo, segundo o secretário Edson Brunsfeld.

São elas: o Terminal Norte, que está com 91% das obras concluídas e em breve deve ser entregue; O binário da rua Chile com a República Argentina; e a readequação da rua General Osório.

 

Terminal Norte está quase concluído. Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Todas as obras iniciaram no dia 22 de agosto de 2017, para serem concluídas em 12 a 14 meses, com exceção da rua Humberto de Campos, que tinha prazo de dois anos. Devido aos atrasos, duas prorrogações foram feitas, deixando as entregas previstas para junho de 2020.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo