Avó escritora e neta ilustradora lançam livro juntas em Blumenau

Incentivo da família fez com que obra fosse publicada

Avó escritora e neta ilustradora lançam livro juntas em Blumenau

Incentivo da família fez com que obra fosse publicada

Alice Kienen

Avó e neta blumenauenses publicaram em junho deste ano o primeiro livro de ambas. O Meu Segredo foi escrito por Sônia Maurina Faqueti, costureira e dona de casa, e ilustrado pela estudante Amanda Zaira Vogel, de apenas 15 anos.

Apaixonada por desenhar, Amanda estava sempre com lápis e papel na mão. Observando a paixão da neta, Sônia perguntou se a menina do desenho tinha nome. A avó então sugeriu o segundo nome da neta, que optou por mudar a grafia. Foi assim que nasceu Zayra, a protagonista do livro.

Querendo espalhar o talento de Amanda pelo mundo, Sônia sugeriu que ela escrevesse uma história para colocar os personagens. Mas a adolescente disse que não queria ser escritora, e sim ilustradora. Foi aí que a avó se ofereceu para escrever o livro, em 2019.

“Quando eu peguei o lápis para começar a escrever a história pra ela, a primeira coisa que eu pensei foi na menina que ela tinha desenhado. Com uma prótese. Aí fui me empolgando e foi saindo”, relata a avó.

A avó então escrevia a história a lápis em rascunhos e organizava os parágrafos recortando e colando eles com fita. Amanda também tinha liberdade de recortar e colar os trechos da história de Zayra. As duas trocavam ideias durante o recreio das aulas de Amanda.

“Foi inacreditável, porque era algo que eu fazia por prazer. Não sonhava tão grande. Ver ele publicado parece um sonho. Um trabalho divertido, feito em família se tornando em algo maior. O resultado ficou legal bem porque nos sentimos confortáveis trabalhando juntos”, conta a neta.

Apesar de ter ficado com a tarefa de escrever, Sônia também possui uma veia artística. A casa dela é repleta de obras pintadas por ela, inspiração para a paixão de Amanda pela ilustração.

Pinturas feitas pela avô Sônia.

Impulsionada pela família

Quando o livro já estava na metade, Sônia pediu para a filha Taionara e o esposo dela, Filipe, lerem a história. Encantados com os personagens e com a nostalgia de acompanhar estudantes blumenauenses revivendo a juventude deles, decidiram que iriam publicar a obra.

“A questão emocional nos pegou com força. Parecia que estávamos na época de escola, fazendo novamente essas viagens para Florianópolis e Gramado. Me ofereci para digitar e estruturar melhor os textos e diálogos”, conta Filipe.

O genro de Sônia e tio de Amanda acabou virando o editor da dupla. Ele ajudou a definir a personalidade das personagens e construir a história. Eles também acrescentaram novos acontecimentos na trama, como uma visita à Oktoberfest.

Após organizar as palavras de Sônia, o livro ficou com 21 capítulos e Amanda escolheu as cenas preferidas para criar 24 ilustrações. Outros desenhos foram feitos para divulgar a obra nas redes sociais. Então, Filipe buscou uma editora para publicar o Meu Segredo.

“Pra mim está sendo surreal. Eu ia escrever algumas páginas só para ela fazer alguns desenhos. Não achei que fosse virar um livro. Estou muito feliz e satisfeita com todo trabalho que nossa família se envolveu”, comemora a autora.

Ilustrações de Amanda Zaira Vogel e capa do livro.

As aventuras de Zayra

A história se passa quando Zayra, a protagonista, vive seus 16 anos. Quando criança, ela sofreu um acidente e perdeu uma das pernas. O segredo dela é que a prótese é tão avançada tecnologicamente que permite que ela ajude algumas pessoas.

Na viagem com as três melhores amigas, ela descobre seu poder. A parceria das meninas e a amizade entre elas é um dos temas centrais do livro. Os relacionamentos familiares e primeiros amores delas também são retratados de forma leve, se dividindo entre momentos emocionantes e engraçados.

“Percebo que aqui no Sul a mentalidade é de abaixar a cabeça e trabalhar. A parte artística geralmente não é bem aceita como uma profissão. Quero mostrar para a Amanda que se ela se dedicar, se esforçar, trabalhar duro, ela pode trabalhar como ilustradora, com seu lado artístico”, conta Filipe.

O bisavô de Amanda também recebeu uma cópia do livro de presente nesse domingo, 11. O seu Serapião mora em Indaial e já completou 96 anos. Elas presentearam familiares com a obra conjunta.

Instagram/Reprodução

Sinopse

Nesta emocionante história, você irá acompanhar Zayra, uma adolescente com suas melhores amigas que embarcam numa viagem com sua classe para outro estado do Brasil. Conhecem diversos lugares, passam por diversas situações e lidam com as adversidades da vida. Uma obra leve, recheada de emoções, romance, superações, aventuras e repleta de amizade.

Uma história escrita por uma avó, para que sua neta pudesse colocar toda sua emoção e talento para ilustrar as situações vividas ao ler esta emocionante história. Momentos verídicos deram mais vida a obra, com uma pitada extra de emoção, romantismo e algumas situações engraçadas.

Meu Segredo/Divulgação

O livro está sendo vendido pela livraria Atlântico por R$ 47,00. Com 244 páginas, a obra é indicada para maiores de 13 anos. Acompanhe também o Facebook e Instagram criado pelos autores.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo