Bancários realizam ato contra assédio em Blumenau após denúncias contra ex-presidente da Caixa

Ato ocorreu nesta manhã de terça-feira

Na manhã desta terça-feira, 5, ocorreu um ato, na rua Sete de Setembro, bairro Centro, contra o assédio moral e sexual na categoria bancária. Esse ato acompanha orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

O ato acontece por conta das denúncias de bancárias contra o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães. Pedro pediu demissão após as denúncias.

A mobilização ocorre na maioria das capitais e grandes cidades do Brasil. O Sindicato dos Bancários de Blumenau repudia toda e qualquer situação de assédio, moral ou sexual, e manifesta total apoio as bancárias denunciantes.

Denúncias

Um grupo de funcionárias teria denunciado Pedro no fim do ano passado. Todas elas trabalham ou trabalharam em equipes que servem diretamente ao gabinete da Presidência da Caixa. O Metrópoles, portal que revelou os assédios, preservou as identidades das vítimas.

O caso corre em sigilo no Ministério Público Federal. As mulheres relatam que receberam toques íntimos não autorizados por parte do presidente da Caixa, além de abordagens inadequadas e convites. Alguns casos teriam sido registrados durante viagens a trabalho.

“Ele passou a mão em mim. Foi um absurdo. Ele apertou minha bunda. Literalmente isso”, relatou uma das denunciantes ao Metrópoles. Outra vítima relata que foi questionada pelo presidente, após ele se exibir na sauna do hotel em uma viagem da empresa: “e se o presidente quiser transar com você?”, teria dito Pedro, segundo relato da vítima.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo