Barragem de pequena central hidrelétrica se rompe em Taió, no Alto Vale

Rompimento provocou alagamentos, mas não há feridos

Barragem de pequena central hidrelétrica se rompe em Taió, no Alto Vale

Rompimento provocou alagamentos, mas não há feridos

O canal de uma barragem pertencente a uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no bairro Ribeirão das Pedras, em Taió, Alto Vale do Itajaí, rompeu-se por volta de 11h30 deste sábado, 23. Uma casa ficou alagada, mas ninguém se feriu.

A PCH fica na localidade de Ribeirão das Pedras, no distrito Passo Manso. Segundo a Defesa Civil de Taió, a estrutura vem sendo acompanhada desde o mês de outubro, inclusive pelo Ministério Público.

Neste sábado, havia no local um engenheiro e um geólogo contratados pelo MP para fazer uma avaliação. O canal, que tem cerca de 4 km de extensão, estava operando com 100% da capacidade de inundação, segundo a Defesa Civil.

Um dos moradores ouviu o estouro causado pelo rompimento da parede do canal e correu para avisar os outros quatro moradores da propriedade.

A casa foi afetada com cerca de um metro e meio de inundação. Perderam-se maquinário, trator, um automóvel, uma motocicleta, móveis, eletrodomésticos, alimentos e grãos para alimentação animal. Um número não confirmado de aves também morreu.

Em julho de 2017, a mesma PCH também se rompeu e provocou alagamentos no entorno.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo