- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Bispo de Blumenau participa de encontro com Papa Francisco no Vaticano

Dom Rafael Biernaski, vice-presidente do Regional Sul 4 da CNBB e bispo de Blumenau, é um dos integrantes da comitiva de Santa Catarina que está no Vaticano para se encontrar com o Papa Francisco.

O encontro faz parte da Visita Ad Limina Apostolorum, um momento importante na vida e no ministério pastoral dos bispos. Durante a visita, que vai até 2 de novembro, o grupo participará de reuniões e encontros.

Na Visita Ad Limina, os bispos apresentarão um relatório sobre a realidade eclesial, social, cultural, econômica e política do estado de Santa Catarina.

O Papa poderá conhecer melhor, por exemplo, o trabalho realizado na renovação da catequese, com o projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC); a realidade da formação inicial e permanente do clero; os desafios da pastoral vocacional; as inúmeras iniciativas e projetos que visam à formação de lideranças leigas nas comunidades paroquiais e nos movimentos eclesiais, bem como todas as frentes de diálogo e interação da Igreja com as várias realidades presentes na sociedade.

A viagem que ocorre nesse ano estava marcada inicialmente para 26 de setembro a 10 de outubro de 2020, cancelada em virtude da pandemia do Covid-19 e o início do lockdown no mundo inteiro.

Com estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 4, de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2009. Na ocasião, o encontro foi realizado junto com os bispos do Regional Sul 3 – Rio Grande do Sul.

Além do bispo de Blumenau, participam do encontro: Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis; Dom Francisco Carlos Bach, presidente do Regional Sul 4 da CNBB e bispo de Joinville ; Dom Mário Marquez, secretário do Regional Sul 4 da CNBB e bispo de Joaçaba; Dom Cleocir Bonetti, bispo de Caçador; Dom Guilherme Antônio Werlang, bispo de Lages; Dom Jacinto Inácio Flach, bispo de Criciúma; Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó; Dom Onécimo Alberton, bispo de Rio do Sul; padre Lino Brunel, administrador diocesano de Tubarão; padre Luciano dos Santos, secretário executivo da CNBB Sul 4; padre Arnaldo Allein, coordenador de pastoral de Rio do Sul; e Jaison Alves da Silva, assessor de imprensa da CNBB Sul 4.