Blumenau anuncia investimento milionário para construção de nova ponte no bairro Itoupava Norte

Obras devem iniciar ainda este ano

A Prefeitura de Blumenau anunciou a chegada de recursos para uma importante obra do Complexo Viário da Itoupava Norte, um investimento aguardado desde 2010.

O pacote beneficia diretamente a população ao melhorar a segurança viária, facilitar o transporte coletivo e o uso de ciclovias, além de oferecer infraestrutura preparada para enchentes.

O financiamento de R$ 50 milhões está garantido pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), utilizando recursos do Banco Mundial. O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, destaca que o projeto terá impacto positivo direto para a comunidade e para a economia local.

O prefeito Egidio Ferrari ressalta que Blumenau esperou muito tempo por essa ponte. “É uma obra que vai transformar a mobilidade, gerar mais segurança e impulsionar o desenvolvimento da nossa região Norte”, acredita.

Já o secretário de Planejamento Urbano, Daniel Maffezzolli, reforça a importância da obra. “Estamos dando prioridade a soluções para a mobilidade e resiliência urbana, com infraestrutura pensada para proteger a cidade e facilitar a vida de quem utiliza transporte coletivo, bicicletas e serviços públicos”, disse.

Giovanni Silva/Prefeitura Municipal de Blumenau

O pacote de obras inclui:

  • Construção de nova ponte ligando Itoupava Norte ao Centro;
  • Implantação de binário entre as ruas Santa Catarina e Alfredo Hering, com duas pistas em cada sentido, otimizando o fluxo viário e reduzindo congestionamentos;
  • Requalificação da ciclovia entre as ruas São Paulo e 2 de Setembro, incentivando a mobilidade ativa e o uso da bicicleta;
  • Revitalização da Praça Governador Jorge Lacerda, promovendo lazer e valorização do espaço público;
  • Implantação da Via Projetada 128, conectando a Rua São Paulo à Rua 2 de Setembro, via nova ponte na Rua Alfredo Hering, conforme estabelece o Decreto 9155/2010 e atualizações.

A revisão do projeto e orçamento será encaminhado para análise do BRDE e assim que o município receber o aval positivo tem início o processo licitatório, que deve levar até 120 dias, com a expectativa de início da obra ainda em 2025.

Leia também:

1. VÍDEO – Tentativa de assassinato de empresário em Gaspar leva à descoberta de quadrilha com atuação em SC
2. Multinacional de Blumenau anuncia evento nacional sobre tecnologia, inovação e gestão de alta performance em SP
3. Trânsito da rua 2 de Setembro, em Blumenau, terá bloqueios neste fim de semana
4. Justiça nega liminar em ação movida por vereador contra aumento da tarifa de esgoto em Blumenau
5. GALERIA – Fotógrafo premiado de Blumenau revisita mais de 185 mil fotos da carreira para lançamento de livro


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo