Blumenau chega a final inédita na Liga Nacional de Basquete Feminino com campanha perfeita nos playoffs

Equipe vem de quatro vitórias consecutivas

A equipe do basquete feminino de Blumenau está na final da Liga Nacional 2021. Após vários anos batendo na trave, ficando sempre entre a quarta e sexta colocação da competição, o time comandado pelo técnico João Camargo chegou a decisão inédita para a cidade e Santa Catarina ao vencer a atual campeã nacional, Sampaio Corrêa.

A melhor de três das semifinais terminou neste domingo, 8, quando a KTO/Blumenau venceu o Sampaio Corrêa por 84 a 79, fechando a série em 2X0, sem precisar do terceiro jogo. A mesma aconteceu nas quartas, quando a equipe blumenauense despachou Araraquara também por 2×0.

Agora, a final será contra Ituano, que se classificou para os playoffs em primeiro lugar. As equipes já se enfrentaram duas vezes na etapa de classificatória e cada uma tem uma vitória. Enquanto o time de Itu venceu em Blumenau por 73 a 62, as blumenauenses venceram fora de casa por 78 a 63 no último duelo, realizado em 2 de julho.

“A gente está muito confiante e faremos de tudo para buscar o título. Vencemos as atuais campeãs ]Sampaio] e viemos de quatro vitórias consecutivas. Estamos estudando os principais pontos do Ituano e já vencemos elas por uma boa diferença, então sabemos que temos capacidade”, afirmou Camargo, técnico de Blumenau.

“Já jogamos contra Itu, sabemos da qualidade delas e que não será uma final fácil, vai ser dura. Mas a gente está muito confiante, trabalhamos muito pra que isso esteja acontecendo”, destacou a atleta Vitória Marcelino, que foi a cestinha do último jogo, marcando 22 pontos e alcançando 83% de aproveitamento nos lançamentos na partida decisiva.

A final começará no próximo domingo, 15, a partir das 14h, com transmissão ao vivo da TV Cultura. A tabela dos outros dois jogos ainda não foi divulgada pela confederação.

Experiência em finais

Camargo e Vitória com o troféu de maior pontuadora do segundo jogo da semifinal. Foto: Ronald Felipe/Sampaio Corrêa

Blumenau conta com uma atleta muito experiente em decisões. Vitória Marcelino participou das últimas duas finais da Liga Nacional pela equipe do Sampaio Corrêa, sendo vice em 2018 e campeã em 2019.

Em 2020 ela foi contratada por Blumenau, mas acabou não atuando, já que a Liga Nacional foi cancelada devido a Covid-19. Neste ano ela retornou e alcançou um feito histórico, chegar a terceira final consecutiva por duas equipes diferentes.

“Acho que nem nos melhores sonhos eu poderia imaginar isso. Já participei de outras duas finais, mas essa é com certeza é a mais especial pra mim, será a mais importante, porque estou tendo um papel diferente, graças ao trabalho que o Camargo faz com nossa equipe”, afirmou Vitória.

Superação

A campanha de Blumenau na liga deste ano tem como um dos principais pilares a superação. Claro q todas as equipes que disputam a competição tiveram que treinar e atuar durante a pandemia, porém, as blumenauenses foram as mais atingidas.

Durante o primeiro turno, Blumenau teve duas jogadoras que testaram positivo. Focando na saúde das atletas e de todos ao redor, a diretoria e a comissão técnica decidiram não viajar naquela semana, o que culminou numa punição de dois W.Os em jogos.

Cabe destacar que no basquete, apenas por entrar em quadra a equipe já conquista um ponto, mesmo perdendo o jogo. Quando vence, são dois pontos. Então, com as derrotas por W,O, Blumenau não conquistou nenhum ponto nesses dois jogos, o que prejudicou muito a equipe na classificação.

“Foi a mesma coisa que a gente perder quatro jogos seguidos. Mas independente do que aconteceu, fizemos a coisa certa. Protegemos vidas, foi uma atitude além das quadras. Isso nos fortaleceu, nos deixou mais fortes, deixou essa equipe mais cascuda com certeza”, afirmou Camargo.

“Nós ficamos ao lado da comissão e da diretoria o tempo todo, nem discutimos. Infelizmente isso nos prejudicou na classificação, mas acho que aconteceu do jeito que tinha que acontecer, nos deu mais sangue nos olhos. Chegar na final sabendo de tudo que passamos é muito especial”, completou Vitória.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo