Blumenau tem nova morte com suspeita de dengue; vítima tinha apenas 24 anos

Peterson Guilherme Gonçalves faleceu no domingo

Correção – 17/5/2022; 15h
Diferente do que havia sido informado anteriormente, a morte de Peterson Guilherme Gonçalves não tem a confirmação final do Laboratório Centra de Saúde Pública (Lacen-SC) por dengue. O óbito ainda é tratado como uma suspeita.

Blumenau teve um novo óbito por suspeita de dengue no último fim de semana. A vítima foi identificada como Peterson Guilherme Gonçalves e faleceu devido a uma febre hemorrágica, causada pelo vírus.

Peterson tinha 24 anos e morreu no domingo, 15, no Hospital Santo Antônio. O sepultamento aconteceu na segunda-feira, 16, no Cemitério Municipal da rua Bahia, localizado no bairro Escola Agrícola.

Situação na cidade

No último boletim divulgado no dia 10 de maio, Blumenau registrava um total de 1.450 casos confirmados de dengue na cidade.

O número representava 616 a mais do que registrado no boletim da semana anterior, quando o município contabilizava 834 casos da doença, representando um aumento de 73% em uma semana.

Até o último boletim divulgado pela prefeitura, a cidade contabilizava apenas um óbito por dengue.

Epidemia

Na segunda-feira, 9, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação da inclusão do município na lista de cidades com epidemia de dengue em Santa Catarina. Com a confirmação, Blumenau segue intensificando as ações que acontecem desde o início de abril na cidade.

A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Em Blumenau, essa confirmação veio porque o município ultrapassou a marca de 1.050 casos confirmados da doença.

Sintomas da dengue

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Denúncias

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo