Com oito casos confirmados, Blumenau vai estender horário de vacinação contra gripe A

Oitavo caso da doença neste ano foi confirmado nesta terça-feira

Com oito casos confirmados, Blumenau vai estender horário de vacinação contra gripe A

Oitavo caso da doença neste ano foi confirmado nesta terça-feira

Redação

O oitavo caso de gripe foi confirmado nesta terça-feira, dia 14, em Bluemenau. De acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), trata-se de uma mulher de 49 anos que está internada no Hospital Santa Isabel.

O subtipo do vírus Influenza ainda não foi identificado neste caso. Os outros sete casos confirmados neste ano são do subtipo H1N1.

Para prevenir novos casos, a Secretaria de Saúde vai estender o horário de atendimento das salas de vacina dos sete ambulatórios gerais (AGs) a partir da próxima segunda-feira, dia 21, até o final da campanha, dia 31.

As salas de vacina destas unidades irão funcionar das 8h até as 20h30. O horário normal de funcionamento é até as 18h. Além disso, será realizada a intensificação da vacinação no sábado, dia 25, com abertura de todos os ambulatórios das 8h às 16h.

Vacinação está abaixo de 50% da meta

Faltando 17 dias para o fim da campanha, Blumenau ainda não vacinou mais da metade na meta estipulada para este ano. Foram aplicadas cerca de 55 mil doses da vacina, totalizando 49,7% do público total apontado pelo Ministério da Saúde no município, que é de 111.031 pessoas.

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Primeira morte por gripe A

No dia 28 de abril, Blumenau registrou a primeira morte por gripe A em 2019. A vítima foi uma moradora do Garcia de 79 anos que sofria de doenças crônicas e integrava o grupo de extremo risco. Ela ficou internada no Hospital Santa Isabel. O caso foi notificado como suspeito no dia 15 de abril.

Na mesma época, a morte de uma jovem de 27 anos, que havia viajado ao exterior e faleceu, chegou a ser investigada mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, foi descartada da hipótese de morte por gripe A. Conforme a Vigilância Epidemiológica, não há surto em Blumenau e as autoridades apenas reforçam o alerta de prevenção.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo