Blumenau divulga novo cronograma de vacinação móvel e campanha contra a poliomielite

Confira como garantir imunização

Blumenau divulga novo cronograma de vacinação móvel e campanha contra a poliomielite

Confira como garantir imunização

Redação

Na próxima segunda-feira, 8, a Prefeitura de Blumenau inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

A campanha, que tem como Dia 2 o dia 20 de agosto, vai até 9 de setembro. O público-alvo da vacinação contra a poliomielite é formado por crianças menores de 5 anos.

Deverão comparecer as salas de vacinação das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AGF) para a multivacinação, os menores de 15 anos. A relação das salas de vacinas ativas está no site da prefeitura.

A campanha nacional tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país e também oportunizar acesso às vacinas e a atualização da situação vacinação do público-alvo para todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.

O objetivo é elevar as coberturas vacinais e a obtenção de uma homogeneidade que venha contribuir para a prevenção, controle, eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis. A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite.

Vacinação móvel

A ação que leva um veículo para diferentes regiões da cidade para vacinar a popular contra gripe e contra Covid-19 segue ocorrendo em Blumenau. Na segunda-feira da próxima semana, dia 8, a vacinação ocorre no Terminal Aterro. Já na terça e quarta, dias 9 e 10, a vacinação móvel chega ao Terminal da Fonte.

Já na quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, o Terminal da Proeb recebe a equipe de vacinação. Em todos os locais, o atendimento acontece das 8h às 16h, sem agendamento. Lembrando que entrada na fila de vacinação pode ser feita até 1h antes do encerramento das atividades.

Público-alvo

De forma itinerante, uma equipe de saúde fará a vacina contra a gripe na população em geral e contra Covid-19 (todas as doses) em pessoas acima de 18 anos. Para ter acesso a imunização é preciso apresentar documento oficial com foto; carteira de vacinação (quando tiver) e menores de idade precisam estar acompanhados por responsável legal.

A 4ª dose de reforço para pessoas acima de 30 anos não precisa ser agendada e também pode ser feita nos terminais de ônibus. A instalação de novos postos de vacinação da Prefeitura de Blumenau faz parte da ação da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) para ampliar a cobertura vacinal contra as doenças na cidade.

Leia também:

Em busca do acesso, Metrô inicia mata-mata da Série B neste sábado
VÍDEO – Relembre quando Jô Soares, vestido de Fritz, entrevistou grupo de Blumenau
Mulher que matou ex-companheiro por não pagar pensão é condenada no Vale do Itajaí
VÍDEO – Homem furta portão de lixeira e deixa local caminhando durante madrugada em Bombinhas
Tem crase? Catarinense cria site que auxilia no uso da regra gramatical

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo