Blumenau é a 9ª cidade mais inteligente do país, segundo Ranking Connected Smart Cities 2019

Único estudo sobre cidades inteligentes, no país, ranking contempla todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes

Blumenau é a 9ª cidade mais inteligente do país, segundo Ranking Connected Smart Cities 2019

Único estudo sobre cidades inteligentes, no país, ranking contempla todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes

Redação

A edição 2019 do Ranking Connected Smart Cities classificou Blumenau como a nona cidade mais inteligente e conectada do país, além de dar a quarta colocação na categoria Governança.

Campinas (SP) conquistou o primeiro lugar e, São Paulo (SP), a segunda posição do Ranking Geral. Curitiba (PR) a terceira posição, seguida por Brasília (DF), São Caetano (SP) e Santos (SP). Na sétima colocação Florianópolis (SC), Vitória (ES) em 8º lugar e, na 10ª posição, Jundiaí (SP).

A quinta edição do Connected Smart Cities, mais importante iniciativa sobre cidade inteligente do Brasil, foi realizada na última semana no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Durante a cerimônia de abertura do evento, que contou com a participação de autoridades, representantes de empresas e especialistas nacionais e internacionais, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2019.

O levantamento, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Em sua quinta edição, o Ranking Connected Smart Cities inova mais uma vez e traz, na versão 2019, a incorporação de conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 -Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil. O resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

Destaques: Blumenau em números

O Ranking considerou dados de Blumenau, como: aumento nos índices de coleta e tratamento de esgoto; índice de 2,8% de recuperação de materiais recicláveis; 32,2% das conexões de banda larga na cidade possuem velocidade superior a 34mb; 33,3 pontos de acesso a internet por 100 habitantes; despesas pagas com saúde de R$ 1.150 por habitante; taxa de abandono – evasão escolar (no ensino médio público) igual a 7%; e despesas pagas com educação igual a R$ 773 por habitante.

A cidade apresenta ainda crescimento de 2,9% de empresas de tecnologia e de 3,1% de empresas economia criativa; crescimento de 8,3% de MEI; Índice Firjan igual a 0,8354; Escala Brasil Transparente de 9,38; crescimento de 0,6% de empregos; e independência do setor público (empregos) igual a 94%.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo