Blumenau emplaca oito empresas entre as 500 maiores do Sul; primeira colocada é de Gaspar

Índice avalia patrimônio, receita e lucro ou prejuízo de empresas entre Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Blumenau emplaca oito empresas entre as 500 maiores do Sul; primeira colocada é de Gaspar

Índice avalia patrimônio, receita e lucro ou prejuízo de empresas entre Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Cristóvão Vieira

A Revista Amanhã, em parceria com a empresa de auditoria e consultoria Price Waterhouse Cooper (PwC), divulgou a lista das 500 maiores empresas do Sul do Brasil. De Blumenau, oito empresas figuraram neste ranking: Cia. Hering, Unimed Blumenau, Premier Veículos (Land Rover – Top Car), Senior Sistemas, 43 S/A Gráfica e Editora, Hemmer, DBR Comércio (Loghaus, Posthaus e Otto Group) e Shopping Park Europeu.

Os responsáveis pela organização do prêmio realizam, há 29 anos, este que é considerado o mais importante ranking regional de empresas do Brasil. Além do levantamento geral, são divulgados também as 100 maiores empresas por estado, entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para chegar a este status de ‘maior’ e quantificar e qualificar as companhias, a Revista Amanhã e a PwC criaram um indicador exclusivo chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice reflete, de forma equilibrada, o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que considera os três grandes números do balanço: patrimônio líquido (que tem peso de 50% no cálculo do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).

Embora divulgada neste ano, a lista é referente às movimentações de 2018. A melhor colocada entre as blumenauenses foi a Cia. Hering. Ela ficou na 55ª posição geral e 13ª em Santa Catarina.

Bunge, de Gaspar: a maior de todas

Com o maior equilíbrio entre receitas, lucros e investimento, a Bunge, de Gaspar, tomou a primeira colocação entre as 500 maiores do Sul. Entre os três estados, portanto, a empresa é a maior de todas, de acordo com o índice apresentado. Foi a única de Gaspar a figurar entre as 500 maiores.

Também da região de Blumenau, vale destacar outras empresas que aparecem no ranking. De Indaial está a Treviso Empreendimentos e Participações S/A, proprietária da Uniasselvi, com a 158ª posição entre as 500 do Sul do Brasil. De Pomerode, aponta-se a Supremo Cimentos S/A, na 183ª colocação. A Metisa, de Timbó, ficou na 251ª colocação.

Confira as posições das empresas de Blumenau entre as maiores do Sul:

Confira as empresas de Blumenau que ficaram entre as 100 primeiras de Santa Catarina:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo