Blumenau terá espaço dedicado à conciliação trabalhista a partir desta sexta-feira

Este é o oitavo Cejusc instalado em Santa Catarina

Blumenau terá espaço dedicado à conciliação trabalhista a partir desta sexta-feira

Este é o oitavo Cejusc instalado em Santa Catarina

Redação

As quatro varas da Justiça do Trabalho de Blumenau contarão a partir desta sexta-feira, 7, com um local específico para realizar as tentativas de acordo. Trata-se do Centro de Conciliação Trabalhista (Cejusc), que vai funcionar na Rua XV de Novembro.

O Cejusc de  Blumenau é o oitavo a ser instalado no Estado e o último a ser inaugurado em 2018. Além do próprio Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, onde são feitos os acordos de segundo grau, os fóruns de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, São José, Joinville e Lages já possuem a nova estrutura.

De janeiro a outubro deste ano, as varas de Blumenau solucionaram 4,7 mil processos, 40% deles (1,9 mil) pela via da conciliação, índice um pouco inferior à média estadual no período (45,4%). Mas os números não são a preocupação principal do juiz da 3ª Vara do Trabalho de Blumenau, Oscar Krost, que irá coordenar o Centro. De acordo com o magistrado, o importante é resolver os problemas que deram origem aos litígios.

“Nosso desafio é entender quais litígios podem ser conciliados, considerando aspectos materiais e emocionais, e quais não há possibilidade de acordo. Não é qualquer conciliação que iremos buscar, mas a que beneficie as partes”, pondera o juiz.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo