Blumenau tem primeiro caso confirmado de influenza A pelo vírus H1N1

Um segundo caso de gripe A foi confirmado, mas a paciente é moradora de Rodeio

Blumenau tem primeiro caso confirmado de influenza A pelo vírus H1N1

Um segundo caso de gripe A foi confirmado, mas a paciente é moradora de Rodeio

Redação

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) teve a confirmação do primeiro caso de gripe influenza do tipo A, causada pelo vírus H1N1, neste ano em Blumenau.

Apesar do quadro, o paciente, um homem de 40 anos, não vacinado e sem comorbidades, reagiu bem ao tratamento e já obteve alta hospitalar. Um segundo caso de gripe A, gerada pelo vírus H3N2, também foi confirmado à Vigilância Epidemiológica do município, mas trata-se de uma habitante da cidade de Rodeio, de 68 anos, que está internada em um hospital particular de Blumenau.

De acordo com a secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, a situação está dentro da normalidade. Ela ressalta, no entanto, a importância de que os públicos-alvos da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se antecipem e providenciem o quanto antes a imunização.

Além da vacinação, a secretária lembra dos cuidados que toda a comunidade deve adotar durante o período mais frio do ano. “Algumas medidas básicas são essenciais para a prevenção deste tipo de doença, como a higienização frequente das mãos com água e sabão ou com álcool gel. Os cidadãos devem evitar espaços com grande aglomeração de pessoas, bem como compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e toalhas. Também orientamos sobre a necessidade de se manter os ambientes ventilados”, detalha Maria Regina.

A Vigilância Epidemiológica seguirá monitorando a situação em Blumenau e adotando os mecanismos adequados a fim de prevenir os mais variados tipos de doença. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 3381-7900.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo