Simulado de Reação a Desastres acontece na próxima semana, em Blumenau

Os envolvidos vão treinar a construção de pontes móveis, entre outras ações

Simulado de Reação a Desastres acontece na próxima semana, em Blumenau

Os envolvidos vão treinar a construção de pontes móveis, entre outras ações

Redação

Blumenau participará de um Simulado de Reação a Desastres promovido pelo governo Federal entre os dias 14 e 18 de maio. O evento envolverá ainda outras cidades da região, como Pomerode, Gaspar e Itajaí.

Na ocasião, a Prefeitura vai participar das ações de atendimento em diversas ocorrências no município. De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, as maiores manobras estão programadas para Blumenau.

“Vamos tentar construir uma ponte móvel em cima do rio Itajaí-Açu, além de outros trabalhos, como resgate de pessoas no rio, incluindo salvamento com bote e helicóptero”, diz.

O simulado, que também terá participação ativa do governo Estadual, inicia na segunda-feira, dia 14, com a preparação das equipes e entidades envolvidas. O treinamento sem si inicia no dia seguinte, terça-feira, dia 15, após as 12h, com encerramento previsto às 12h do dia 17.

No dia 18, será feita uma avaliação das ações com todos os participantes. Segundo Rodrigo, o simulado vai contar com aproximadamente 650 soldados de batalhões do Exército nos municípios de São Miguel, Lages, Porto União, Florianópolis e Joinville.

“Além do Corpo de Bombeiros de outras cidades, será feita uma mobilização com a participação da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau. Estamos prevendo também a presença de mais de dez generais vindos principalmente da região Sul do Brasil”, explica.

Para coordenar de forma adequada as operações de atendimento das ocorrências, a prefeitura vai reunir os integrantes do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) duas vezes por dia para atualizar as informações.

Durante o treinamento, todos os registros de ocorrências serão feitos pelo número 199. “A meta do simulado é trabalhar de modo semelhante à tragédia de 2008. Por isso, é importante que a população não fique alarmada em função da alta mobilização de veículos oficiais na cidade, inclusive do tráfego de veículos do Exército”, afirma Rodrigo.

Ajuda bem vinda

Durante as atividades, uma equipe de obras do município de Lages estará em Blumenau com maquinário, incluindo quatro caçambas de grande porte. O objetivo é desobstruir quedas de barreiras que ainda existem em alguns bairros da cidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio