Blumenauense participa de competição equivalente a 10 Ironmans

Daniel de Oliveira vai nadar 38 quilômetros, pedalar 1.800 e correr outros 420

Blumenauense participa de competição equivalente a 10 Ironmans

Daniel de Oliveira vai nadar 38 quilômetros, pedalar 1.800 e correr outros 420

Redação

Um blumenauense está entre os nove seres humanos que vão participar do Deca Ironman, prova equivalente a 10 das competições já conhecidas pelo desgaste físico. Entre domingo e o dia 29 de outubro, Daniel de Oliveira vai nadar 38 quilômetros, pedalar outros 1.800 e correr 420 (10 maratonas). Oliveira pretende concluir tudo em cerca de uma semana.

Ele é o campeão mundial na modalidade Quintuple Ironman, prova que soma cinco Ironman. A conquista foi no ano passado, em León, no México, mesma cidade para onde ele viajou neste fim de semana.

“Tenho consciência de que sou o favorito da prova. Vou preparado para quebrar o recorde e finalizar o Deca Ironman em menos de oito dias. Treinei para isso”, comenta.

Entre os desafios dos atletas está a mudança de temperatura. De madrugada, os termômetros marcam até 7 °C. À tarde, chegam a 37 °C. Sobre o sono, cada atleta faz sua própria estratégia. Daniel pretende ficar acordado até finalizar a natação e o ciclismo. Depois um rápido descanso e a corrida.

Sobre o atleta

Daniel de Oliveira tem 35 anos. É ultramaratonista, além de ser sócio e professor de uma academia na cidade. Depois de ser chacota na escola e sempre o último escolhido para os times na educação física, foi para a musculação aos 14 anos e mudou o rumo de sua história.

Em 2008, leu o livro O Ultramaratonista, que falava sobre provas com mais de 100 quilômetros de distância. Em 10 dias, conseguiu treinar para completar a primeira centena de quilômetros. Foi aí que as provas com desafios quase insuperáveis para a maioria dos seres humanos entraram na vida dele. Foram mais de 30 ultramaratonas e, desde 2012, ele participa também de provas de ultratriathlon.

Entre as curiosidades sobre o atleta está o lugar escolhido para os treinos de natação: o rio Itajaí-Açú, onde ele atravessa praticamente todo o Centro da cidade em um local raramente frequentado até mesmo por jet-skis e barcos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio