Blumenkuchen promove curso gratuito e ensina moradores a fazer cuca

Festival blumenauense de cucas realizou workshops no Senac nesta quinta e sexta-feira

Blumenkuchen promove curso gratuito e ensina moradores a fazer cuca

Festival blumenauense de cucas realizou workshops no Senac nesta quinta e sexta-feira

Redação

Além das 30 padarias participantes, que vendem cucas a preço promocional até este domingo, 2, o Blumenkuchen promoveu workshops gratuitos que ensinaram a fazer o doce mais popular da cidade. Quase 50 pessoas colocaram a mão na massa, na quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, com a orientação da professora do Senac, Maraga Nossol.

O curso, dividido em três turmas, ocorreu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Ponta Aguda. Os inscritos puderam aprender a fazer cucas de banana, amendoim, abacaxi e farofa de limão siciliano.

Todos os ingredientes foram fornecidos pelo Parque Vila Germânica e Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e o espaço para o workshop, assim como a professora, foram cedidos pelo Senac. Ao final de cada curso os alunos degustaram as cucas que fizeram – de massa fofa, fina e recheios generosos.

Confira a receita de cuca do Blumenkuchen

Farinha de trigo (400 gramas)
Açúcar (80 gramas)
Ovos (2 unidades)
Fermento biológico seco (20 gramas)
Leite morno (225 ml)
Manteiga (40 gramas)
Sal (uma pitada)
Óleo de soja (três colheres de sopa/20 ml)

Dissolva o fermento em uma parte do leite morno e reserve. Enquanto isso, misture bem, dentro de um recipiente alto (bowl), a manteiga, óleo, ovos ligeiramente batidos, sal e açúcar. Depois, acrescente o fermento e mexa novamente. Vá adicionando a farinha aos poucos, o restante do leite e, se necessário, acrescente um pouco de água até obter uma massa pegajosa. Quando isso ocorrer, bata a massa com a mão, dentro do bowl. Ela deve ficar lisa, sem grumos e com elasticidade. Tampe o recipiente com plástico film e deixe crescer até dobrar de volume, algo que deve levar 30 minutos. Depois, transfira a massa para uma forma untada somente no fundo. Espalhe a massa com os dedos molhados de água, cubra a forma com o plástico e deixe crescer por mais 30 minutos. Coloque o recheio de sua preferência com cuidado e asse por cerca de 25 minutos a 170ºC.

Mais notícias de Blumenau

Tempo instável cancela eventos em comemoração aos 168 anos de Blumenau

Médico perito do INSS investigado pela Polícia Federal permanece detido

Entrevista com Padre João Bachmann: “Mulheres já falaram abertamente que são apaixonadas por mim”

Após discussão no trânsito, motorista bate propositalmente em outro carro

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo