Bombeiros desaconselham saltos como o do vídeo da Ponte de Ferro que viralizou

Homem foi gravado em queda livre de aproximadamente 15 metros de altura, no sábado

Bombeiros desaconselham saltos como o do vídeo da Ponte de Ferro que viralizou

Homem foi gravado em queda livre de aproximadamente 15 metros de altura, no sábado

Julia Schaefer

Um vídeo de um rapaz pulando da Ponte de Ferro, em Blumenau, ganhou popularidade nas redes sociais neste início de semana. Sem qualquer equipamento de proteção, ele sobe na grade proteção e se atira no Itajaí-Açu. Assim que entra em contato com a água, ele sai nadando em direção à margem.

O vídeo foi gravado no último sábado, dia 27. Havia um grupo de praticantes de pêndulo no local, com equipamentos de segurança e embarcações para auxiliar quem saltava. Conforme Edson Hostins, que praticava pêndulo no local, o salto livre não teve relação com as atividades de pêndulo. Apesar disso, ele afirma que um aparelho de sonar em um dos barcos monitorava a água e constatou que o local do mergulho tinha oito metros de profundidade.

O Corpo de Bombeiros condena a atitude do rapaz, que poderia ter se ferido gravemente ou perdido a vida com a brincadeira. Ele saltou de aproximadamente 15 metros de altura.

“Este é um comportamento bastante inseguro. Um salto de grande altura sem ter ciência do fundo, o rio Itajaí-Açú não costuma perdoar. A água turva pode ocultar um tronco, e ele, atingindo um tronco a essa altura, com a velocidade que bate na água, teria severas lesões, ficaria incapaz de nadar, podendo se afogar”, explica Airton César Schmits, sargento do Corpo de Bombeiros.

No vídeo, nota-se que o rapaz chega a inclinar-se de costas durante a queda, causando uma forte colisão com a água.

“Somente o impacto em posição errada pode causar a lesão de órgãos internos, perda de consciência e consequentemente o afogamento. Por isso, a prática de atividades assim não é recomendada. O rio Itajaí-Açú não é local para esse tipo de brincadeira”, adverte Schmits.

A reportagem ainda não conseguiu contato com o rapaz que aparece nas imagens.

Confira o vídeo

Leia também

Cresce o número de novos motoristas nas ruas de Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio