Brinquedo do Planetapeia envolveu-se em acidente com criança no desfile da Oktoberfest

Criador da Centopeia Clássica, Nerino Furlan disse que só ficou sabendo do episódio na terça-feira

Brinquedo do Planetapeia envolveu-se em acidente com criança no desfile da Oktoberfest

Criador da Centopeia Clássica, Nerino Furlan disse que só ficou sabendo do episódio na terça-feira

Redação

Um brinquedo da Planetapeia envolveu-se no acidente que feriu uma criança no desfile de sábado da 34ª Oktoberfest. A menina, de sete anos de idade, fraturou o fêmur após a alegoria bater contra a grade de proteção. Ela teve de passar por uma cirurgia, e foi liberada do hospital na terça-feira à noite.

Conforme o Parque Vila Germânica, o carro envolvido é a Centopeia Clássica, famosa por conduzir figurantes em bicicletas conectadas entre si. O diretor do parque, Luiz Koerich, entrou em contato com a família e ofereceu apoio. Segundo ele, os proprietários do brinquedo vão se responsabilizar pelo ocorrido.

A Vila divulgou nota oficial sobre o episódio nesta quarta-feira (leia a íntegra no final desta página). O texto lamenta o acidente e informa que a organização solicitou a todos os brinquedos que desfilam na rua XV para que façam as evoluções mais afastadas da grade de proteção.

Nerino Furlan, criador do brinquedo e das demais atrações do Planetapeia, disse que não soube do acidente até a terça-feira:

“Eu fui pego de surpresa, desconhecia. Quem faz a promoção do evento é a Vila Germânica, que é a detentora do direito, eu nem soube o que aconteceu. Não vi nada, se eu tivesse provocado alguma coisa seria o primeiro a socorrer a pessoa e me redimir”.

O empresário disse não ter informações sobre como ocorreu o acidente.

“Eu não organizo a festa, sou um participante que tenho meus brinquedos, nada que eu tenha que assumir todas as consequências. A família, que eu sei, está sendo assistida. Então está bom, é o que precisa ser feito. O resto é com a Justiça. Se é que alguém fez um mal a essa criança, alguém tem que ser penalizado”.

Planetapeia/Divulgação

O acidente

O acidente foi no ultimo sábado, dia 7, no segundo desfile da Oktoberfest na rua XV de Novembro. A mãe da menina conta que a família estava na calçada quando o brinquedo esbarrou na grade e prensou a perna da criança. No momento, Neiva Oliveira de Souza não percebeu de qual carro se tratava:

“O barril de chope bateu na grade, atingiu minha filha, e ninguém me ajudou na hora. Eu saí correndo e pedi ajuda para um agente de trânsito. Foi a única pessoa que encontrei na minha frente que tinha carro.”

Nota Oficial

Sobre o acidente envolvendo uma criança e a Centopéia no último sábado, dia 7, informamos assim que ficamos sabendo conversamos com a família, fazendo inclusive uma visita ao hospital para prestar nossa solidariedade e nos colocamos à disposição para resolver toda a situação. Conversamos também com o Grupo Planetapéia, que se responsabilizou pelo acidente e está prestando todo suporte aos envolvidos.

Lamentamos profundamente o fato ocorrido e estamos solicitando a todos os brinquedos que desfilam na rua XV de Novembro que façam suas evoluções mais afastadas da grade. Temos a certeza de este foi um caso isolado, a Planetapéia participa a muitos anos do desfile e é extremamente responsável ao conduzir os carros alegóricos.

Organização 34ª Oktoberfest

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio