Caixa do Abraço: Idosos da Casa São Simeão reencontram familiares depois de sete meses

Decreto municipal permitiu visitação com medidas sanitárias

Depois de sete meses em isolamento, os idosos da Casa São Simeão puderam rever os familiares. O novo decreto municipal permite a visitação com medidas restritivas de prevenção. Uma das formas de matar a saudade, foi a Caixa do Abraço.

Durante o período de distanciamento, os residentes da casa asilar foram vítimas do ciclone que passou por Santa Catarina, mas também receberam tablets para se comunicarem com a família por meio da internet.

“Com esta permissão e com a criação da Caixa do Abraço, um novo equipamento de proteção que permite as pessoas se abraçarem, os idosos puderam diminuir as saudades dos seus entes queridos. Está sendo uma emoção total na Casa”, conta a assistente social da Instituição, Nayara Costa Brito.

Casa São Simeão/Divulgação

Assistente Social e Psicóloga da Casa São Simeão realizarão o controle das visitas para evitar a aglomeração de pessoas, bem como para seguir todos os cuidados necessários. Entre as medidas de cuidados e prevenção para que os familiares possam entrar na Casa São Simeão, estão:

1. Aferir a temperatura com termômetro infravermelho e questionar aos visitantes se apresentam ou apresentaram sintomas respiratórios ou se tem suspeita ou diagnóstico confirmado para influenza ou COVID-19; se coabitam, trabalham ou têm outras formas de contatos com pessoas suspeitas ou sabidamente com diagnóstico de infecção pelo coronavírus (COVID-19); ou se estiveram em área de alta transmissão local de COVID-19 nos últimos 10 dias. Caso alguma das respostas seja positiva, este visitante não deve adentrar na Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) neste momento.

2. Caso seja permitido o acesso de visitante a ILPI, esse deve previamente lavar as mãos com água e sabão, seguido de uso de álcool gel 70%. Se possível, o estabelecimento pode fornecer avental descartável para ser utilizado durante a visita;

3. O visitante deve usar máscara descartável durante todo o período que estiver na ILPI e realizar higienização das mãos antes de entrar e ao sair do estabelecimento;

4. O visitante deve ter acesso somente à pessoa a qual foi visitar, bem como manter distância mínima de 1,5m (um metro e meio) dos idosos residentes.

Como agendar visitas

– Deverá obrigatoriamente ser previamente agendado as visitas com a assistente social Nayara ou com a psicóloga Vanessa, através dos fones: 3323-9401 ou 988719865;
– Máximo de pessoas para fazer a visita: 3.
– Quando chover a visita será automaticamente cancelada;
– Será destinado local específico para as visitas;
– Nos finais de semana e feriados não serão realizadas visitas;
– A cada abraço, a caixa será totalmente higienizada;
– Não será permitido aglomerações no momento da visita;
– É extremamente importante o familiar agendar a visita, para que possa ser organizada a agenda.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo