O presidente da Câmara Municipal de Blumenau, vereador Ailton de Souza, o Ito (PL), promulgou uma alteração na Lei Complementar nº 1.340/2021, de sua autoria, que trata da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) no município. A nova legislação representa um avanço histórico na luta por justiça social, beneficiando diretamente famílias que vivem há anos em situação de irregularidade.
A modificação incluiu o artigo 6º à referida lei, com a seguinte redação: “Fica autorizada a instauração do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) nas seguintes áreas:
I – áreas verdes públicas e demais áreas de domínio público;
II – áreas situadas em vias oficiais já reconhecidas pelo município, nas quais os lotes se encontram em situação irregular.
Com essa alteração, passam a ser legalmente incluídas no processo de regularização áreas que, até então, não podiam ser regularizadas por entraves jurídicos, mesmo que nelas já existam moradias consolidadas há décadas. O objetivo é garantir direito à moradia, segurança jurídica e acesso a serviços públicos essenciais para essas famílias.
“Essa é uma lei humana. Ela olha para as pessoas que vivem à margem, que esperam há anos o reconhecimento de um direito básico: o direito à moradia. Nosso papel é justamente esse: transformar leis em ferramentas de inclusão e dignidade”, declara Ito.
A promulgação dessa nova redação consolida a atuação do Poder Legislativo como agente de transformação social, promovendo o desenvolvimento urbano com justiça, legalidade e respeito às comunidades. “É – acima de tudo – um ato de responsabilidade social e compromisso com os que mais precisam”, finaliza o parlamentar.
Leia também:
1. Morango do amor: febre nas redes sociais chega a Blumenau e impulsiona vendas de doceiras
2. Projeto de lei quer permitir pagamento da tarifa de ônibus com Pix e cartão de crédito em Blumenau
3. Cervejaria instala nova fábrica em Blumenau e participará da 40ª Oktoberfest
4. Tentativa de golpe virtual usa nome da Prefeitura de Blumenau para enganar empreendedores
5. Alta procura por vagas no Casamento Coletivo de Blumenau antecipa prazo para inscrições; saiba como participar
Veja agora mesmo!
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense:






