Campanha de vacinação combate sarampo, poliomielite e as fake news

Crianças menores de cinco anos devem ser levadas a um posto de vacinação entre 6 e 31 de agosto

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa na na próxima segunda-feira, dia 6. Até o dia 31 de agosto, a ação vai envolver todos os postos de saúde do Brasil.

Crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos serviços de saúde, mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente. No dia 18, um sábado, será o Dia D de mobilização nacional.

A cobertura vacinal em Santa Catarina está abaixo da meta, o que aumenta o risco da volta do sarampo estado. Em Blumenau, os índices de vacinação também vêm caindo nos últimos anos, situação que preocupa as autoridades.

Entre os fatores apontados para a negligência dos pais que deixam de proteger os filhos está a disseminação de informações falsas sobre o assunto pela internet.

O esforço de vacinação tem relação com o surto de sarampo, principalmente na região Norte do Brasil, mas que pode se espalhar para outras regiões com baixa cobertura de vacinação.

Sintomas do sarampo

A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, o elevado poder de contágio da doença.

Os sintomas iniciais são febre alta, acima de 38,5 graus, acompanhada de tosse, conjuntivite e coriza. Depois desses primeiros sinais, também surgem manchas avermelhadas no corpo com duração mínima de três dias.

Além disso, a doença pode causar diarreia, infecção nos ouvidos e nos casos mais graves, pneumonia, lesões cerebrais e morte. Aparecendo os primeiros sintomas, a recomendação é procurar um médico.

Mais notícias de Blumenau

Acidente mata ao menos uma pessoa na BR-470

Policial Militar de Santa Catarina grava vídeo dançando ao lado de carro em movimento

35 imagens que marcaram a grande enchente de 1983, em Blumenau

Tribunal Regional Eleitoral esclarece que votos nulos ou brancos não anulam eleição

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo