Casal é indiciado por morte de ciclista em Blumenau e pode responder por diversos crimes
Vítima faleceu após ser lançado de uma ribanceira de aproximadamente 20 metros
Um ciclista morreu na noite de 28 de março após ser lançado de uma ribanceira de aproximadamente 20 metros na rua Dr. Pedro Zimmermann, em Blumenau. O acidente foi causado por um carro conduzido por um homem, que tinha uma mulher como passageira no banco do carona.
Ambos irão responder pela morte de João Paulo dos Santos, de 19 anos. A Polícia Civil, por meio do delegado Antônio Godoi, concluiu o inquérito e o encaminhou ao Ministério Público, responsável por analisar e oferecer, ou não, a denúncia à Justiça.
Na ocasião do acidente, o casal não prestou socorro. Em vez disso, seguiu dirigindo por alguns metros e parou apenas para verificar os danos no veículo. Imagens de câmeras de segurança mostram o casal saindo do carro pela mesma porta — a do motorista — o que chamou a atenção da polícia.
As investigações revelaram que o homem estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. A mulher teria saído pela porta do motorista como forma de tentar enganar as autoridades, dando a entender que ela era quem dirigia.
O condutor foi indiciado por homicídio culposo, com agravantes por dirigir sem habilitação e por omissão de socorro. Já a passageira, que também é a proprietária do veículo, foi indiciada por omissão de socorro, fraude processual (ao tentar ocultar quem era o verdadeiro motorista) e por permitir que uma pessoa não habilitada conduzisse seu veículo.
O casal deverá responder ao processo em liberdade, já que os crimes de trânsito envolvidos costumam ter penas consideradas baixas. Caso o Ministério Público aceite a denúncia, o caso seguirá para julgamento pelo Poder Judiciário.
Versão do casal
De acordo com o delegado, o homem alegou que buscou a mulher após o trabalho e assumiu a direção do veículo. Ele afirmou que, ao acessar a alça da BR-470 para a SC-101, acabou se confundindo com o trajeto e atravessou reto para o outro lado da via. O suspeito disse que não percebeu no que bateu, imaginando que tinha sido um guard-rail ou muro.
O delegado ressalta que há fundamento no relato, pois a vítima caiu em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros, e o local tem baixa luminosidade. No entanto, o casal não olhou para trás para saber no que colidiu.
Ambos afirmaram que fugiram do local por medo de represálias, pois ouviram gritos de populares após o acidente.
O acidente
Conforme os bombeiros, o chamado para a ocorrência foi por volta das 22h30. Segundo testemunhas, o motorista do veículo envolvido não permaneceu no local após o atropelamento.
A vítima foi encontrada inconsciente e sem responder a estímulos, com ferimentos graves no rosto, pescoço e perna esquerda, além de apresentar parada respiratória. Após ser resgatado com o uso de cordas e maca de ribanceira, o óbito foi constatado pela equipe médica no local.
Leia também:
1. Homem é preso após furtar peça de picanha e garrafa de uísque em Blumenau
2. EXCLUSIVO – Moradores de Blumenau e região alegam ser vítimas de golpe de empresa de móveis planejados
3. AGORA – Dois envolvidos na tentativa de homicídio desta tarde em Blumenau são presos pela PM
4. Relembre a história da Fábrica de Chocolates Saturno, que marcou a infância com doces criados em Blumenau
5. GALERIA – Simulado de evacuação mobiliza mais de 38 mil alunos de Blumenau; veja as imagens
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: