- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Casal que saiu dos Estados Unidos de Kombi chega a Guabiruba

Oito países e 30 mil quilômetros depois, o casal Willian Schweigert e Many Dandara Panca Schweigert chegou a Guabiruba. Eles saíram de Jacksonville, na Flórida, no dia 3 de junho e fizeram a viagem de volta para o Brasil numa Kombi Vanagon. Foram 143 dias na estrada até chegar, no dia 21 deste mês.

Nos Estados Unidos, o casal percorreu 27 estados, mais de 17 mil quilômetros. Com uma Volkswagen antiga, eles realizaram o sonho de viajar e conhecer o mundo juntos.

“A viagem de carro é uma experiência muito diferente”, conta Willian. “É claro que tem que gostar um pouco de dirigir, mas assim acaba tendo a oportunidade de conhecer muito mais lugares do que em uma viagem de avião, e gastando o mesmo valor, ou até menos.”

Durante o trajeto, ele diz que não houve grandes dificuldades: nem mesmo o carro, um modelo antigo de 1982, os deixou na mão. “Geralmente, nesse tipo de viagem, o carro está sujeito a quebrar em algum ponto, e você não tem como prever. Isso independe do ano do carro. No nosso, só tivemos que fazer alguns reparos, o que é normal com qualquer veículo.”

Eles dormiam na van, adaptada para servir de casa aos dois durante o período da viagem, mas também tiveram a chance de acampar tanto em lugares desertos quanto em lugares famosos.

O roteiro planejado inicialmente sofreu algumas mudanças durante o percurso. “Desde os primeiros dias, vimos que não dá muito certo seguir 100% o planejado. Só fomos seguindo os pontos que mais tínhamos interesse em conhecer ou aos lugares onde passaríamos a noite.”

O que mais os fez sentir saudade do conforto de uma casa foi, às vezes, não ter um bom lugar para passar a noite ou um banheiro onde tomar um bom banho. Porém, nesse caminho, o casal avalia que houve grandes aprendizados: aprender a se virar com menos coisas, valorizar o lugar de onde vieram e acreditar nos sonhos.

“Em alguns momentos, chegamos a pensar que não conseguiríamos completar a viagem. Mas acreditamos que tudo é possível para aquele que crê”, pontua ele. “Com certeza, esse tipo de viagem vale muito a pena.”

Entre os muitos locais visitados, o que mais chamou a atenção do casal na América do Sul foi Machu Picchu, no Peru, e nos Estados Unidos, os parques como o Yellowstone, nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. “A viagem foi rápida, ficamos pouco tempo nos lugares. Só o suficiente para conhecer, e então, saíamos em direção à outro ponto.”

Futuramente, o casal planeja fazer novas viagens pelo Brasil e pela América do Sul, passando por países que não conheceram neste trajeto, como o Chile, Uruguai e a região da Patagônia.