Casal viaja de Kombi antiga dos Estados Unidos a Guabiruba

William e Many saíram da América do Norte com clássico da Volkswagen

Casal viaja de Kombi antiga dos Estados Unidos a Guabiruba

William e Many saíram da América do Norte com clássico da Volkswagen

Viajar descompromissado, sem horários nem metas, por vários países para vivenciar diferentes culturas é, provavelmente, o sonho de grande parte dos jovens de hoje em dia. A vasta maioria não concretiza esse desejo por diversos motivos, mas há uma pequena parcela de pessoas que busca e consegue torná-lo realidade.

É o caso do casal Willian Schweigert e Many Dandara Panca Schweigert, do Aymoré. Os dois juntaram as economias, reuniram toda a força de vontade e, em abril, começaram uma viagem dos Estados Unidos em direção a Guabiruba de Kombi Vanagon.

Willian é um colecionador apaixonado por antiguidades. Há cerca de oito anos, ele começou a colecionar cédulas. O hobby foi ganhando corpo, e ele passou a adquirir antiguidades e bicicletas.

O que era um passatempo ficou ainda mais sério quando a coleção de Willian ficou tão grande que havia itens repetidos. “Como estava com muitas coisas já repetidas, comecei a participar de eventos de antigos para vender e também a vender no Mercado Livre peças e antiguidades.  Passou a ser um trabalho também, porque vendo em eventos, internet e faço algumas restaurações de bicicletas antigas”, comenta.

Os dois são proprietários da loja Das Antigas, em Guabiruba, e participam de vários eventos.

Paisagem em Baja California Sur, México | Foto: Arquivo pessoal

Kombi
Willian sempre foi um aficionado por carros antigos da Volkswagen. Depois de um tempo, ele comprou uma Kombi antiga, “pois sempre gostei do modelo mais antigo”.

O desejo de viajar, conhecer vários países ao lado da esposa Many acabou se aliando a essa paixão pelas clássicas Kombis. Foi como unir a fome com a vontade de comer, como diz o ditado.

“Sempre gostei da ideia de fazer uma casa na Kombi, uma camper van, mas não queria mexer na minha original. Em 2013, vi uma viagem de um cara que saiu do Canadá com uma Vanagon, e que era toda preparada para camping já de fábrica, com cama, fogão geladeira, e gostei do modelo dela”, explica.

Vanagon foi a terceira geração da Kombi. Produzida entre 1979 e 1992, foi um sucesso tremendo pelo mundo afora. Nos Estados Unidos, recebeu o nome de Vanagon (junção das palavras van e station wagon) e não foi distribuída no Brasil.

A partir daquele momento, Willian e Many passaram a se preparar para a viagem. Como tudo tem custo, juntaram “uma grana” para comprar a Vanagon e poder fazer a viagem com tranquilidade.

Um primo dele mora nos Estados Unidos e facilitou tudo. Foi ele quem negociou a compra da Vanagon na terra do Tio Sam. “Em abril deste ano, viajamos para os Estados Unidos para colocar os acessórios, revisar a Vanagon e acrescentar o que faltava”, conta Willian.

Parque Nacional Grand Teton, em Wyoming | Foto: Arquivo pessoal

Cruzando os EUA
No dia 3 de junho deste ano, Many e Willian partiram da Flórida em direção a Nova York. Depois, a Vanagon rumou para o estado de Wyoming, onde fica o Parque Nacional Yellowstone.

O casal guabirubense acelerou em direção ao Colorado, Utah , Arizona, Nevada e Califórnia. Os dois passaram por lugares como o Parque Nacional do Yosemite, San Francisco e Los Angeles. “Rodamos 13,5 mil quilômetros nos Estados Unidos, passamos em 23 estados e dez reservas nacionais”, conta Willian.

Os dois já estão no México. Entraram por Tijuana, passaram pela Baja Califórnia e estão na Baja California Sur.

A cada dia, uma paragem diferente: assim funciona a viagem de Willian e Many. Os dois dormem na van, preferencialmente num local gratuito.

Pôr do sol na Baía de Los Angeles, na Baja Califórnia, no México | Foto: Arquivo pessoal

Para encontrar bons locais para “pousar”, eles usam o aplicativo iOverlander. E para se comunicar, o principal idioma é a boa vontade e a simpatia. Mas claro que os dois falam inglês e “se viram com o portunhol”.

Many e Willian preparam o roteiro com lugares que acham que vale a pena visitar, mas como qualquer viagem, nada é fixo. “Colocamos alguns lugares que gostaríamos muito de conhecer e vamos traçando a rota, às vezes, acabamos passando por cidades que não estavam no roteiro, mas valeu a pena conhecer”, diz.

 

O traçado inicial da viagem era seguir com a Vanagon até o Panamá e lá enviá-la de navio até a Colômbia. Mas eles teriam de passar pela Nicarágua – que vive conflitos armados – para chegar lá.

Por segurança, o trajeto foi alterado. A Vanagon será enviada de navio do México para a Colômbia. O casal vai de avião.

Da Colômbia, os dois irão dirigir por Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. A chegada está prevista para novembro.

A aventura de Willian e Many pode ser conferida no Instagram: @rightwaytoguabiruba.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo