Celp fecha o pronto-atendimento infantil em Blumenau

Falta de pediatras já havia provocado suspensão do atendimento no Hospital Santa Isabel, em 2014

Celp fecha o pronto-atendimento infantil em Blumenau

Falta de pediatras já havia provocado suspensão do atendimento no Hospital Santa Isabel, em 2014

Julia Schaefer

O Centro de Pediatria do Vale do Itajaí (Celp) vai fechar o pronto-atendimento de pediatria a partir de 31 de dezembro. A instituição privada comunicou o encerramento das atividades do 1º andar, local que recebe pais e filhos blumenauenses há décadas. O motivo é a falta de pediatras.

De acordo com Ademir Schlindwein, um dos médicos sócios do Celp, há três anos eles enfrentam dificuldades em preencher a escala de plantão do pronto-atendimento, pois não há especialistas suficientes. O problema não se deve à falta de orçamento para contratação, mas de profissionais no mercado.

“Tornou-se quase impossível a gente manter a escala de médicos pediatras”, lamenta.

Hoje, o Celp conta com nove profissionais e atende das 7h30 às 22h. Segundo Schlindwein, esse número precisaria dobrar para suprir a demanda do pronto-atendimento. Ele também aponta a baixa remuneração por parte dos planos de saúde como uma das causas.

No Celpinho da rua Engenheiro Paul Werner será mantida uma clínica pediátrica que funcionará como ambulatório. O atendimento será das 7h30 às 21h, e aos sábados até o meio-dia, não atendendo emergências.

“Não causará um impacto significativo, porque quem tem plano da Unimed procurará o Hospital da Unimed, e os outros planos continuarão a ser atendidos nos consultórios do Celp e Celpinho. Essa demanda poderá ser atendida”, estima.

Opção a menos para os pais

O Hospital Santa Isabel já havia encerrado o pronto-atendimento pediátrico em 2014. Sem o Celp, as opções para atendimento pediátrico de urgência ficam ainda mais restritas. Conveniados da Unimed têm o ambulatório do bairro Vila Nova à disposição. Os demais planos precisarão ser atendidos no Hospital Santo Antônio ou no Hospital do Pulmão, quando for o caso.

Na rede pública, os ambulatórios gerais do município possuem atendimento pediátrico. Os AGs da Velha, Progresso, Itoupava Central e Fortaleza têm uma particularidade importante, que é o horário de atendimento estendido, permanecendo abertos até meia-noite. Os outros ambulatórios da cidade costumam atender até 21h.

Opções de atendimento para seu filho

Hospital Santo Antonio – 24 horas
Hospital Unimed – 24 horas
Hospital Dia do Pulmão – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h; aos finais de semana das 7h às 12h

Ambulatórios Gerais com pediatria:
Velha – de segunda a sexta-feira, das 7h à 0h; sábados, das 7h às 12h
Progresso – de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Itoupava Central – de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Fortaleza – de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Escola Agrícola – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Badenfurt – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ponta Aguda – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo