Celp fecha o pronto-atendimento infantil em Blumenau
Falta de pediatras já havia provocado suspensão do atendimento no Hospital Santa Isabel, em 2014
Falta de pediatras já havia provocado suspensão do atendimento no Hospital Santa Isabel, em 2014
O Centro de Pediatria do Vale do Itajaí (Celp) vai fechar o pronto-atendimento de pediatria a partir de 31 de dezembro. A instituição privada comunicou o encerramento das atividades do 1º andar, local que recebe pais e filhos blumenauenses há décadas. O motivo é a falta de pediatras.
De acordo com Ademir Schlindwein, um dos médicos sócios do Celp, há três anos eles enfrentam dificuldades em preencher a escala de plantão do pronto-atendimento, pois não há especialistas suficientes. O problema não se deve à falta de orçamento para contratação, mas de profissionais no mercado.
“Tornou-se quase impossível a gente manter a escala de médicos pediatras”, lamenta.
Hoje, o Celp conta com nove profissionais e atende das 7h30 às 22h. Segundo Schlindwein, esse número precisaria dobrar para suprir a demanda do pronto-atendimento. Ele também aponta a baixa remuneração por parte dos planos de saúde como uma das causas.
No Celpinho da rua Engenheiro Paul Werner será mantida uma clínica pediátrica que funcionará como ambulatório. O atendimento será das 7h30 às 21h, e aos sábados até o meio-dia, não atendendo emergências.
“Não causará um impacto significativo, porque quem tem plano da Unimed procurará o Hospital da Unimed, e os outros planos continuarão a ser atendidos nos consultórios do Celp e Celpinho. Essa demanda poderá ser atendida”, estima.
Opção a menos para os pais
O Hospital Santa Isabel já havia encerrado o pronto-atendimento pediátrico em 2014. Sem o Celp, as opções para atendimento pediátrico de urgência ficam ainda mais restritas. Conveniados da Unimed têm o ambulatório do bairro Vila Nova à disposição. Os demais planos precisarão ser atendidos no Hospital Santo Antônio ou no Hospital do Pulmão, quando for o caso.
Na rede pública, os ambulatórios gerais do município possuem atendimento pediátrico. Os AGs da Velha, Progresso, Itoupava Central e Fortaleza têm uma particularidade importante, que é o horário de atendimento estendido, permanecendo abertos até meia-noite. Os outros ambulatórios da cidade costumam atender até 21h.
Opções de atendimento para seu filho
Hospital Santo Antonio – 24 horas
Hospital Unimed – 24 horas
Hospital Dia do Pulmão – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h; aos finais de semana das 7h às 12h
Ambulatórios Gerais com pediatria:
Velha – de segunda a sexta-feira, das 7h à 0h; sábados, das 7h às 12h
Progresso – de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Itoupava Central – de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Fortaleza – de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Escola Agrícola – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Badenfurt – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ponta Aguda – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h