Central de Emergência dos Bombeiros reabre em Blumenau após mais de um ano fora da cidade
Reabertura aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18
A Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) reabriu na região do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) nesta quarta-feira, 18. Blumenau volta a ser a sede da central 193 da região. A estrutura havia sido transferida para Balneário Camboriú em maio de 2024.
O COBOM em Blumenau ficará responsável por atender as seguintes cidades: Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho.
“A infraestrutura da nossa Central foi aprimorada com até 3 consoles para atendimento, porém em situações de normalidade, serão somente 2 atendentes por turno de 6 horas, com a possibilidade de ativarmos mais um console em casos de maior demanda pontual”, destaca o comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini.
Com a reabertura de Blumenau, existem nove centrais de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atualmente: Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Chapecó, Curitibanos e Blumenau.
Em cada uma delas, bombeiros militares e comunitários prestam atendimento e oferecem orientação à população que busca o serviço. Os bombeiros militares selecionados para trabalhar no COBOM em Blumenau passarão por uma capacitação no início do segundo semestre, o Curso de Atendente de Centrais de Emergência.
Leia também:
– Incêndio na rua XV e fiscalização: comandante fala sobre retorno da Central dos Bombeiros a Blumenau e desafios para 2025
Polêmica da Central dos bombeiros em Blumenau
Há uma semana, o coronel Fabiano de Souza, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina falou sobre a polêmica transferência da Central 193 para Balneário Camboriú, que se deu por questões estruturais e logísticas. “Balneário possui o quartel mais novo, com a melhor infraestrutura da região. Se fosse em Luiz Alves, provavelmente teria ido para lá”, afirmou durante coletiva de imprensa.
Segundo ele, a mudança permitiu o realocamento de bombeiros que atuavam no atendimento telefônico para as ruas da cidade. Contudo, o coronel Fabiano confirmou o retorno da Central 193, oficializado nesta tarde.
Durante a coletiva, questionado sobre possíveis falhas no atendimento, o coronel citou duas ocorrências de grande repercussão em Blumenau, incluindo o incêndio na rua XV de Novembro. Ele garantiu que os tempos de resposta seguiram dentro dos padrões esperados e rebateu críticas sobre a suposta perda de eficiência por conta da mudança. “Foram mais de 10 mil ocorrências atendidas em Blumenau (desde que a Central 193 saiu da cidade). Esses casos citados representam 0,019% desse total. Estamos discutindo uma porcentagem ínfima.”
Leia também:
1. Homem responsável por “disque-drogas” em Indaial é preso
2. GALERIA – Falcões interagem com estudantes de Blumenau em aula sobre natureza e meio-ambiente
3. Blumenau oferece aulas gratuitas de remo para crianças e adolescentes; confira regras
4. GALERIA – Estrutura de pizzaria e lancheria é demolida em Blumenau e estabelecimento abre em novo endereço
5. Corpus Christi: o que abre e o que fecha no serviço público em Blumenau no feriadão
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: