Sávio James Pereira

Quando se trata de gastronomia, Páscoa é sinônimo de doces. Mas o que pouca gente sabe é que numa cesta cheia de chocolates também cabem boas cervejas. Com a harmonização correta, o presente de Páscoa pode se tornar uma surpresa deliciosa e criativa.

Há certos estilos de produção cervejeira que produzem no paladar sabores como malte tostado, café e, ele mesmo, chocolate. Ou seja, basta a combinação certa para despertar uma profusão de sabores. A Páscoa nunca mais será a mesma.

Com o auxílio do sommelier de cervejas e cervejeiro caseiro Alan Marcel Castaman, da Bavihaus, a Casa da Cerveja, indicamos abaixo estilos que harmonizam com seis tipos de chocolate, dentre os mais populares no Brasil.

Os rótulos estão disponíveis nas lojas da Bavihaus na Itoupava Norte e no Água Verde, em Blumenau. Confira os endereços:

Bavihaus Água Verde

Bavihaus Itoupava Norte

Chocolate ao leite: Stout e Dunkel

A cervejas do estilo stout ou dunkel, são escuras e apresentam amargor pronunciado dos maltes torrados. Seu corpo é leve e hamorniza com chocolates ao leite, caracterizados por possuírem um elevado dulçor, contrapondo o amargor da cerveja.

Chocolate 40% cacau: Dubbel e Weizenbock

As cervejas do estilo dubbel ou weizenbock apresentam dulçor marcante e por isso pedem um chocolate meio amargo, que terá o papel de fazer um leve corte na percepção adocicada das cervejas.

Chocolate com passas: Barley Wine e Eisbock

Quando você ler no rótulo da cerveja as expressões barley wine ou eisbock, espere notas que lembram frutas escuras, como ameixa e uva passa. Ao combinar esses estilos com chocolates que também contêm essas frutas, por similaridade, um sabor complementa o outro.

Chocolate com amêndoas: Doppelbock e Wee Heavy

Estes dois estilos possuem aromas que remetem às notas maltadas e carameladas e, em razão disso, combinam muito bem com chocolates incrementados por castanhas, avelãs, nozes e outros ingredientes que revelem aspectos amendoados.

Chocolate 70% cacau: Imperial Stout e Quadrupel

O corpo denso e alcoólico somado ao dulçor marcante dessas cervejas sugere harmonizá-las com chocolates amargos. Além de resultar num equilíbrio gustativo, o álcool presente na cerveja deixa uma sensação de aquecimento na boca muito interessante.

Chocolate Branco: Strong Golden Ale e Belgian Tripel

Como os chocolates brancos são ricos em gordura, nada melhor que cervejas altamente gaseificadas e com elevado teor de álcool para fazer o corte e a limpeza da boca, removendo do céu da boca a sensação pegajosa e amanteigada.

Visite a Bavihaus e conheça melhor essas e centenas de outras combinações possíveis. A Casa da Cerveja tem os rótulos e a expertise que você precisa para uma Páscoa especial.

Bavihaus Água Verde: (47) 3330-3352
Bavihaus Itoupava Norte: (47) 3308-1350