César Wolff

César Wolff é advogado e professor da Furb. Foi presidente da subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2010 e 2015.

“Alargamento da faixa de areia em BC pode marcar a entrada da Cidade no século XXI”

A obra do alargamento da faixa de areia que se iniciou esta semana em Balneário Camboriú ganhou todos os noticiários, mas não sem motivos. Além da magnitude, é parte de um planejamento muito maior capaz de marcar a entrada da Cidade no século XXI.

Precisamente no que tange ao alargamento da faixa da areia, não deixa de ser um resgate do que já foi a praia central até a primeira metade do século XX e primeiros anos da segunda metade. Tempo em que ainda não havia a Avenida Atlântica nos moldes de hoje.

Voltar as cidades para as pessoas passou a ser a palavra de ordem desses novos tempos, no pós-pandemia. Balneário Camboriú, que já foi exemplo negativo de ocupação do solo urbano e preservação ambiental, está conseguindo dar uma guinada gloriosa. A alegria de todos que desfrutam ou querem desfrutar desse magnífico balneário bem o comprova.

Esse novo parâmetro pode e deve ser tomado de exemplo pelas demais cidades brasileiras. É hora dos governos investirem fortemente nos espaços públicos das áreas urbanas, a exemplo das praças, calçadões, parques, bosques, trilhas ecológicas e, claro, na despoluição e revitalização de rios, lagoas e praias.

Investimentos dessa natureza, porque elevados, exigem sim um esforço maior, especialmente no planejamento e na construção de consensos, mas tudo plenamente viável quando contamos com lideranças governamentais genuínas.

Nunca podemos esquecer a célebre frase de John F. Kennedy, em discurso memorável proferido no início da década de 60, no qual afirmou que os americanos escolheram ir à Lua não porque era fácil, mas porque era difícil.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo