César Wolff

César Wolff é advogado e professor da Furb. Foi presidente da subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2010 e 2015.

“Novos caminhos para o trânsito de Blumenau”

César Wolff

César Wolff é advogado e professor da Furb. Foi presidente da subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2010 e 2015.

“Novos caminhos para o trânsito de Blumenau”

César Wolff

O modo como as pessoas vivem e circulam nas cidades foram substancialmente alterados pelo advento da Covid-19. Além do fato de que os ônibus deixaram de circular num primeiro momento, no retorno não se conseguiu elevar a qualidade dos serviços e nem muito menos garantir um mínimo de segurança sanitária.

Convenhamos, se não foram capazes de melhorar os serviços de transporte coletivo urbano diante de uma pandemia, com todas as suas drásticas consequências, a curto e médio prazo não será diferente.

A população, no entanto, encontrou seus novos caminhos. É visível o incremento dos chamados meios alternativos de transporte. O recurso às caronas, serviços de aplicativos, bicicletas, patinetes elétricas e longas caminhadas foram definitivamente incorporados. Uma tendência que parece ser irreversível.

Por isso, mais do que nunca, repensar o fluxo de pessoas nas cidades passa pela viabilização das condições de funcionamento desses outros modais. Ao poder público cabe a função de preparar a cidade para esses múltiplos caminhos, enquanto a nós, munícipes, a busca pelos novos hábitos.

Por exemplo, é inadmissível que ainda não se tenha disponibilizado um grande número de vagas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros no Centro da Cidade de Blumenau. Só o advento dos serviços de transporte por aplicativos já justificaria essa medida.

Construir ciclofaixas, regulamentar o uso de patinetes elétricas, fiscalizar os passeios públicos e aprovar novos calçadões são outros bons exemplos de medidas urgentes.
O que falta não é cobrança, mas ação governamental. Pois é antigo o alerta da Associação Blumenauense pró-Ciclovias – ABC: “O transporte por bicicleta pode ser um alívio para a nossa cidade”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo